Coleções biológicas consistem o meio pelo qual são preservadas diferentes espécies de organismos vivos, elas servem como mostruários e apresentam grande importância para projetos didáticos na disciplina de biologia. Isso posto, podemos dizer que uma coleção biológica de partes de plantas (exsicata) representa uma valiosa ferramenta para desenvolvimento de importantes conceitos biológicos dos vegetais no ensino básico. A partir da manipulação de plantas e suas estruturas de forma adequada, muitos conceitos podem ser explorados e apresentados ao estudante, tornando o ensino dinâmico e interativo. Hoje, de forma bem contextualizada, a ciência e o ensino não podem deixar de usar as tecnologias dos aplicativos disponíveis de forma on line e que interagem em tempo real. Assim, o presente trabalho buscou aplicar o App PlantNet, como ferramenta de identificação de parte da flora presente no IFPE Campus Recife, com o intuito de testar a eficiência desse recurso na otimização e interatividade das aulas de botânica no ensino médio, bem como o uso por parte dos estudantes. Ademais, todo material identificado foi comparado com as descrições em literatura especializada e verificada a precisão do App nos exemplares utilizados. Por fim, podemos dizer que o resultado obtido foi o que de fato se esperava, efetividade nos resultados, entusiasmo por parte dos estudantes e ampliação no uso de novas tecnologias no ensino da botânica.