Este estudo corresponde a um subprojeto de uma pesquisa maior, em andamento, intitulada: “Livros didáticos de alfabetização do PNLD 2022 e 2023: Quais as mudanças? Quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente? ”Tal estudo tem como objetivo compreender as representações étnicas negra, indígena e asiática nas imagens do livro Porta Aberta destinado à educação infantil. A fundamentação teórica e metodológica é baseada nos seguintes autores: Nosella (1981), Munanga (2005) e Arantes (2022). Foi analisado o livro didático da educação infantil Porta Aberta volume 2, destinado à crianças pequenas de 5 anos escrito por Isabella Carpaneda. Após analise foram selecionadas imagens relacionadas à pessoas ou representação de pessoas. Os resultados parciais de tal análise apontam que as imagens do livro estudado possuem pouca representatividade étnica e cultural e que apresenta um padrão humano com características físicas europeias. Tendo em vista que atualmente existe grande debate em relação à representatividade étnico-racial em vários âmbitos sociais e em especial nas escolas, pois afeta integralmente as crianças que são majoritariamente diferentes do padrão Europeu, reconhecemos a relevância do referido estudo para o aperfeiçoamento de tal expressão pois acreditamos que a imagem pode ser uma propulsora de sentidos e formadora de identidades.