REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS IMAGENS DO LIVRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTA ABERTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99533 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6421 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS IMAGENS DO LIVRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTA ABERTA" "resumo" => "Este estudo corresponde a um subprojeto de uma pesquisa maior, em andamento, intitulada: “Livros didáticos de alfabetização do PNLD 2022 e 2023: Quais as mudanças? Quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente? ”Tal estudo tem como objetivo compreender as representações étnicas negra, indígena e asiática nas imagens do livro Porta Aberta destinado à educação infantil. A fundamentação teórica e metodológica é baseada nos seguintes autores: Nosella (1981), Munanga (2005) e Arantes (2022). Foi analisado o livro didático da educação infantil Porta Aberta volume 2, destinado à crianças pequenas de 5 anos escrito por Isabella Carpaneda. Após analise foram selecionadas imagens relacionadas à pessoas ou representação de pessoas. Os resultados parciais de tal análise apontam que as imagens do livro estudado possuem pouca representatividade étnica e cultural e que apresenta um padrão humano com características físicas europeias. Tendo em vista que atualmente existe grande debate em relação à representatividade étnico-racial em vários âmbitos sociais e em especial nas escolas, pois afeta integralmente as crianças que são majoritariamente diferentes do padrão Europeu, reconhecemos a relevância do referido estudo para o aperfeiçoamento de tal expressão pois acreditamos que a imagem pode ser uma propulsora de sentidos e formadora de identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658442b65ed5c_21122023105046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-21 10:50:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAYARA DE HOLANDA CALDAS" "autor_nome_curto" => "INAYARA" "autor_email" => "inayaraholanda08@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99533 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6421 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS IMAGENS DO LIVRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTA ABERTA" "resumo" => "Este estudo corresponde a um subprojeto de uma pesquisa maior, em andamento, intitulada: “Livros didáticos de alfabetização do PNLD 2022 e 2023: Quais as mudanças? Quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente? ”Tal estudo tem como objetivo compreender as representações étnicas negra, indígena e asiática nas imagens do livro Porta Aberta destinado à educação infantil. A fundamentação teórica e metodológica é baseada nos seguintes autores: Nosella (1981), Munanga (2005) e Arantes (2022). Foi analisado o livro didático da educação infantil Porta Aberta volume 2, destinado à crianças pequenas de 5 anos escrito por Isabella Carpaneda. Após analise foram selecionadas imagens relacionadas à pessoas ou representação de pessoas. Os resultados parciais de tal análise apontam que as imagens do livro estudado possuem pouca representatividade étnica e cultural e que apresenta um padrão humano com características físicas europeias. Tendo em vista que atualmente existe grande debate em relação à representatividade étnico-racial em vários âmbitos sociais e em especial nas escolas, pois afeta integralmente as crianças que são majoritariamente diferentes do padrão Europeu, reconhecemos a relevância do referido estudo para o aperfeiçoamento de tal expressão pois acreditamos que a imagem pode ser uma propulsora de sentidos e formadora de identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658442b65ed5c_21122023105046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-21 10:50:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAYARA DE HOLANDA CALDAS" "autor_nome_curto" => "INAYARA" "autor_email" => "inayaraholanda08@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }