A Linguística é uma ciência que estuda a organização e as características de uma língua, abrangendo em sua estrutura conjuntos de ramificações, seja pela sua estrutura descritiva ou por sua evolução no tempo. A Linguística Aplicada (LA) surgiu no século XX como uma disciplina preliminar para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Atualmente, o termo referente à LA vem ganhando repercussão e destaque entre os estudiosos de LE como também para o ensino de língua materna. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da evolução da LA e discutir a respeito das investigações aplicadas sobre estudos de linguagem como prática social na Educação Básica. A presente pesquisa tem como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, dialogando a partir dos conceitos de língua, linguagem e linguística aplicada ao ensino de línguas. Este trabalho está dividido em três partes; na primeira parte procura introduzir um breve contexto histórico sobre as concepções da LA; na segunda parte busca-se apresentar e discutir sobre a difusão da LA no Brasil, desde a sua implementação na segunda metade do século XX até os dias atuais; na terceira parte busca-se trazer o enfoque da concepção de língua e linguagem como ferramenta de comunicação, visando um ensino intencional e interacional com os gêneros do discurso e suas implicações na Educação Básica. Por último, finalizamos destacando a relevância da LA como elemento propulsor no ensino de LE e língua materna na Educação Básica.