Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO Relato de Experiência(RE) Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9644
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_08_10_2014_07_55_37_idinscrito_485_7bf5c88d872e11b9643d765f05ed025f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UCSAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9644
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_08_10_2014_07_55_37_idinscrito_485_7bf5c88d872e11b9643d765f05ed025f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UCSAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.