Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA ABORDAGEM DE VOLUME EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: GRANDEZAS E MEDIDAS, PRINCÍPIO DE CAVALIERI, VOLUME Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9650
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1135
    "titulo" => "O USO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA ABORDAGEM DE VOLUME EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo investigou a abordagem do princípio de Cavalieri nos livros didáticos de Matemática para o ensino médio. Usou-se como aporte teórico o modelo teórico de quadros propostos por Règine Douady e Perrin-Glorian (1989) para a conceituação de área como grandeza, o qual foi ampliado, neste artigo, para a grandeza volume. Foram analisadas as sete coleções de livros didáticos de Matemática do ensino médio aprovadas no PNLD 2012. Os dados analisados foram extraídos dos textos introdutórios e dos exercícios propostos e sugeridos nos referidos livros. Dentre os resultados, constatou-se que o princípio de Cavalieri é amplamente utilizado como subsídio para a introdução das fórmulas de volume dos sólidos geométricos, mas seu uso é praticamente abandonado nos exercícios propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, PRINCÍPIO DE CAVALIERI, VOLUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_17_06_04_idinscrito_1135_ebe647363a76c44c98d3864fc540b613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BERNARDO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO MORAIS"
    "autor_email" => "leonardob.morais@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS SALGUEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9650
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1135
    "titulo" => "O USO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA ABORDAGEM DE VOLUME EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo investigou a abordagem do princípio de Cavalieri nos livros didáticos de Matemática para o ensino médio. Usou-se como aporte teórico o modelo teórico de quadros propostos por Règine Douady e Perrin-Glorian (1989) para a conceituação de área como grandeza, o qual foi ampliado, neste artigo, para a grandeza volume. Foram analisadas as sete coleções de livros didáticos de Matemática do ensino médio aprovadas no PNLD 2012. Os dados analisados foram extraídos dos textos introdutórios e dos exercícios propostos e sugeridos nos referidos livros. Dentre os resultados, constatou-se que o princípio de Cavalieri é amplamente utilizado como subsídio para a introdução das fórmulas de volume dos sólidos geométricos, mas seu uso é praticamente abandonado nos exercícios propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, PRINCÍPIO DE CAVALIERI, VOLUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_17_06_04_idinscrito_1135_ebe647363a76c44c98d3864fc540b613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BERNARDO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO MORAIS"
    "autor_email" => "leonardob.morais@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS SALGUEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo investigou a abordagem do princípio de Cavalieri nos livros didáticos de Matemática para o ensino médio. Usou-se como aporte teórico o modelo teórico de quadros propostos por Règine Douady e Perrin-Glorian (1989) para a conceituação de área como grandeza, o qual foi ampliado, neste artigo, para a grandeza volume. Foram analisadas as sete coleções de livros didáticos de Matemática do ensino médio aprovadas no PNLD 2012. Os dados analisados foram extraídos dos textos introdutórios e dos exercícios propostos e sugeridos nos referidos livros. Dentre os resultados, constatou-se que o princípio de Cavalieri é amplamente utilizado como subsídio para a introdução das fórmulas de volume dos sólidos geométricos, mas seu uso é praticamente abandonado nos exercícios propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.