LEITE, Verinha Alderina et al.. Metodologias ativas e o novo ensino médio. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99191>. Acesso em: 22/11/2024 07:19
As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida.