Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99191
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5982
    "inscrito_id" => 7216
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7216_TB5982_09112023212541.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERINHA ALDERINA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Verinha Alderin"
    "autor_email" => "vera_alderina@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99191
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5982
    "inscrito_id" => 7216
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7216_TB5982_09112023212541.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERINHA ALDERINA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Verinha Alderin"
    "autor_email" => "vera_alderina@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.