Ações antrópicas, como desmatamento, expansão urbana desordenada e falta de responsabilidade ambiental, têm trazido implicações graves para o planeta e seus habitantes. Tais ações afetam direta ou indiretamente a emergência de doenças transmitidas por vetores, como os mosquitos. Levando em consideração que a Extensão Universitária pode ser entendida como uma “ação cultural” e visa uma coparticipação dos sujeitos envolvidos no ato de conhecer, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver atitudes de Educação Ambiental, em ambientes formais e não formais de educação, sobre mosquitos urbanos causadores de doenças. Para isso, foram realizadas ações educativas em duas escolas, EEEM Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira e EMEIEF Deputado José Mariz, bem como no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, região metropolitana de João Pessoa. As ações envolveram três etapas principais: (i) sensibilização e levantamento do conhecimento prévio do público-alvo; (ii) norteamento das estratégias de ensino; e (iii) desenvolvimento de intervenções educacionais com o público-alvo e divulgação destas ações por meio de rede social. Foram realizadas até o momento quatro ações de extensão, nas quais foram abordados conceitos sobre a importância da extensão e da educação ambiental, arboviroses, leishmanioses e seus principais vetores, como também a importância das coleções biológicas na saúde pública. Observou-se que boa parte dos participantes possuem noções sobre as principais arboviroses e o conceito de educação ambiental, porém sabem pouco sobre leishmanioses e a importância da extensão, sendo notável sua participação e interação ao longo das ações realizadas. Ademais, foi criado o perfil em rede social chamado “Dipterologando”, tendo sido realizadas nove publicações contendo informações sobre dípteros, moscas e mosquitos, além de vários stories interativos com os seguidores. Por fim, destaca-se que ambientes formais e não formais podem atuar como bons espaços de disseminação de conhecimentos de educação ambiental através de projetos de extensão, aproximando mais os saberes acadêmicos da população.