A contemporaneidade, a formação inicial de professores torna-se alvo de debates, discussões e críticas em vários cenários políticos, econômico e social. Nesse contexto, discutir sobre os desafios da formação inicial na licenciatura em pedagogia, nos leva a vários questionamentos e reflexões sobre o ser professor e suas práxis educacional. Este trabalho tem como objetivo compreender quais são os desafios, e perspectivas de licenciandos do curso intensivo de pedagogia de uma universidade pública federal da Amazônia oriental. A metodologia adotada baseia-se da abordagem qualitativa, através de formulário online de maneira descritiva de 18 (dezoito) entrevistados do terceiro semestre do curso de pedagogia. Os resultados da pesquisa apontam os desafios estão relacionadas as práticas pedagógicas e metodológicas aplicadas pelos professores em sala de aula, visto que estas práticas entram em discordância na relação de tempo de oferta da disciplina com o que se propõe sua ementa. Para os discentes, estes desafios podem ser superados por meio de práticas metodológicas significativas que contribuam e proporcione um ensino e aprendizagem proximal à realidade dos discentes, contribuindo para a sua formação inicial de forma mais significativa. Assim, prevalece uma ênfase teórica à formação pedagógica, desenvolvida de forma generalista, em detrimento de conhecimentos tanto de cunho específico quanto pedagógico.