O texto discute dados de uma pesquisa que objetivou analisar as principais concepções sobre o PIBID (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência) sob o olhar dos estudantes bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar da Universidade do estado da Bahia (UNEB) no Campus XX, Brumado. Nesta discussão, é dada especial atenção à formação docente baseada na parceria entre universidade e escolas, uma vez que o subprojeto promove a iniciação do licenciando no ambiente escolar visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas de educação básica. Assim, o texto apresenta um breve histórico da política educacional do PIBID. Em seguida, contextualiza o PIBID dentro da UNEB e, por fim, a pesquisa sobre percepção dos estudantes bolsistas do Programa para a aprendizagem docente, vinculados aos Cursos das Licenciaturas em Letras e Pedagogia. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa. As técnicas utilizadas para a produção de dados foram o questionário semiestruturado e dois grupos focais com vinte e quatro (24) bolsistas do Pibid. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Os resultados apontam que o PIBID assumiu grande importância no processo de formação desses licenciandos, pois contribuiu para que eles construíssem sua identidade docente e compreendessem as peculiaridades da sala de aula.