TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96510 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2462 "inscrito_id" => 11221 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Estudos vêm revelando cada vez mais a necessidade de novas formas de pensar e agir com relação às tecnologias e o mundo digital dentro do contexto escolar. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação como aliada às práticas docentes, com implementações que visam promover aprendizagens mais significativas. Este artigo tem, como objetivo geral, identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação Continuada ofertada aos professores da rede estadual de ensino em Rondônia e, a partir disso, entender se a instituição pública organiza e desenvolve práticas que auxilie a atuação do professor conforme orienta BNCC. Metodologia: estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental de relatórios. A abordagem é de conceitos, de uma experiência localizada, segundo os princípios da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos, é um estudo de caso, que abrange as experiências da oferta de formação continuada de uma Secretaria de Estado desenvolvida em Rondônia, durante a pandemia da COVID-19. Para análise, adotou-se a análise de conteúdo. Resultados: Os documentos analisados apontaram para a coerência com a legislação, BNCC e documentos norteadores. Entretanto, os resultados também revelaram que ainda existem lacunas, a formação ofertada destacou mais aspectos gerais, de forma ampla, sem tratar especificidades, aspectos pedagógicos e didáticos das áreas. Essa pesquisa poderá proporcionar mais reflexões sobre o assunto, reforçando e reconhecendo a necessidade de novas propostas de diferentes formas de utilização das TDICs como recurso pedagógico na construção do conhecimento. Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação Continuada; Estudo de Caso, Educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11221_TB2462_10122023235406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE CONSTANTINO DE LIMA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Danielle Consta" "autor_email" => "daniconsta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96510 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2462 "inscrito_id" => 11221 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Estudos vêm revelando cada vez mais a necessidade de novas formas de pensar e agir com relação às tecnologias e o mundo digital dentro do contexto escolar. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação como aliada às práticas docentes, com implementações que visam promover aprendizagens mais significativas. Este artigo tem, como objetivo geral, identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação Continuada ofertada aos professores da rede estadual de ensino em Rondônia e, a partir disso, entender se a instituição pública organiza e desenvolve práticas que auxilie a atuação do professor conforme orienta BNCC. Metodologia: estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental de relatórios. A abordagem é de conceitos, de uma experiência localizada, segundo os princípios da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos, é um estudo de caso, que abrange as experiências da oferta de formação continuada de uma Secretaria de Estado desenvolvida em Rondônia, durante a pandemia da COVID-19. Para análise, adotou-se a análise de conteúdo. Resultados: Os documentos analisados apontaram para a coerência com a legislação, BNCC e documentos norteadores. Entretanto, os resultados também revelaram que ainda existem lacunas, a formação ofertada destacou mais aspectos gerais, de forma ampla, sem tratar especificidades, aspectos pedagógicos e didáticos das áreas. Essa pesquisa poderá proporcionar mais reflexões sobre o assunto, reforçando e reconhecendo a necessidade de novas propostas de diferentes formas de utilização das TDICs como recurso pedagógico na construção do conhecimento. Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação Continuada; Estudo de Caso, Educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11221_TB2462_10122023235406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE CONSTANTINO DE LIMA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Danielle Consta" "autor_email" => "daniconsta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }