O afeto define-se como um conjunto de percepções subjetivas que envolvem sentimentos e emoções que nos ajudam a construir vínculos com outras pessoas. Em um mundo que está em constante mudança é urgente preparar a comunidade escolar para os inúmeros desafios que constituem a sociedade contemporânea. A necessidade de desenvolver competências para trabalhar em equipe, liderar e saber gerir a ansiedade e o estresse nunca foi tão necessário como nos dias atuais. As transformações bruscas impulsionadas pelo ensino remoto, bem como a retomada das aulas presenciais, exigiram que alunos e professores desenvolvessem rapidamente habilidades que não possuíam antes em relação as novas tecnologias digitais. Neste cenário, surgiu o “Projeto Afetos”, de caráter socioemocional, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Horizonte – Ceará, com atuação nas escolas municipais e com foco em três eixos de atuação: servidores, alunos e familiares. As ações do projeto têm como objetivo principal promover nas instituições escolares espaços de reflexão acerca dos sentimentos e das ações, proporcionando entre os envolvidos a prática da gestão das emoções, pensamento crítico na resolução de desafios, bem como o aprimoramento da criatividade, estímulo ao exercício da liderança, empatia, solidariedade, promovendo relações sociais positivas e tomadas de decisões de maneira responsável. Para cada eixo, há uma ação correspondente, podendo ser Círculos de Construção de Paz, Escutas Especializadas nas Escolas, Rodas de Conversas e Vivências Terapêuticas. Habilidades como autoconhecimento, regulação de emoções, comunicação assertiva, liderança, empatia, resolução de problemas, mindfulness e criatividade devem fazer parte dos currículos de todas as escolas. Compreendendo essa importância, Horizonte como uma Cidade Educadora, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, nesse contexto, a educação socioemocional exerce um papel de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem, o que torna a educação municipal e o fazer pedagógico vivo, dinâmico, pulsante e transformador.