O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS NA VIDA DOS PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96091 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1888 "inscrito_id" => 11360 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS NA VIDA DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo integra o Projeto de Extensão - "Pandemia, Vida de Professores e Educação Como Direito: trocas de experiências entre professores brasileiros e internacionais", do curso de licenciatura em matemática, do campus São Paulo do Potengi. O estudo tem como objetivo analisar o ensino remoto na formação docente, no período da pandemia e os impactos na vida dos professores. Para a realização deste trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental com metodologias que levassem em consideração aspectos qualitativos, visando mostrar e especificar a exposição teórica de autores que norteiam a respeito do tema, como também aportes legais que fundamentam a pesquisa. Assim, por meio de relatos da Primeira Roda de Conversa (metodologia utilizada pelo projeto acima citado), foi possível obter relatos dos professores participantes, sendo esses fundamentais para a análises dos impactos do ensino remoto na vida dos professores. Desse modo, percebe-se, com base nos relatos, que houve todo um aparato para que os professores lecionassem de forma remota, mas nada iria se equiparar ao chão da escola e as relações entre professor e aluno. Em consequência disso houve impacto na vida dos professores, conforme os relatos dos docentes, identificados como: participante 1, participante 2 e participante 3, aos quais tiveram que conciliar vida pessoal e profissional em um mesmo espaço físico (suas casas) e precisaram adaptar-se às tecnologias digitais, antes utilizadas em sala de aula de forma mais esporádica. Com isso, é notório que a roda de conversa não foi só um local de trocas de experiências, mas, um âmbito de expressar dores, inquietações, manifestações sobre a saúde mental abalada, em tempos inesperados, os quais esses docentes tiveram que inovar e adotar estratégias e metodologias em suas aulas mais atrativos para promover o processo de ensino e aprendizagem, em tempos de adaptação do processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11360_TB1888_04052023113249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENNYA DE MENDONÇA ALVES" "autor_nome_curto" => "WENNYA" "autor_email" => "wennya.mendonca@escolar.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96091 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1888 "inscrito_id" => 11360 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS NA VIDA DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo integra o Projeto de Extensão - "Pandemia, Vida de Professores e Educação Como Direito: trocas de experiências entre professores brasileiros e internacionais", do curso de licenciatura em matemática, do campus São Paulo do Potengi. O estudo tem como objetivo analisar o ensino remoto na formação docente, no período da pandemia e os impactos na vida dos professores. Para a realização deste trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental com metodologias que levassem em consideração aspectos qualitativos, visando mostrar e especificar a exposição teórica de autores que norteiam a respeito do tema, como também aportes legais que fundamentam a pesquisa. Assim, por meio de relatos da Primeira Roda de Conversa (metodologia utilizada pelo projeto acima citado), foi possível obter relatos dos professores participantes, sendo esses fundamentais para a análises dos impactos do ensino remoto na vida dos professores. Desse modo, percebe-se, com base nos relatos, que houve todo um aparato para que os professores lecionassem de forma remota, mas nada iria se equiparar ao chão da escola e as relações entre professor e aluno. Em consequência disso houve impacto na vida dos professores, conforme os relatos dos docentes, identificados como: participante 1, participante 2 e participante 3, aos quais tiveram que conciliar vida pessoal e profissional em um mesmo espaço físico (suas casas) e precisaram adaptar-se às tecnologias digitais, antes utilizadas em sala de aula de forma mais esporádica. Com isso, é notório que a roda de conversa não foi só um local de trocas de experiências, mas, um âmbito de expressar dores, inquietações, manifestações sobre a saúde mental abalada, em tempos inesperados, os quais esses docentes tiveram que inovar e adotar estratégias e metodologias em suas aulas mais atrativos para promover o processo de ensino e aprendizagem, em tempos de adaptação do processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11360_TB1888_04052023113249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENNYA DE MENDONÇA ALVES" "autor_nome_curto" => "WENNYA" "autor_email" => "wennya.mendonca@escolar.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }