Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER MULHER DA ROÇA: REFLEXÕES EDUCACIONAIS NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE A PARTIR DO INGRESSO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96595
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2576
    "inscrito_id" => 13340
    "titulo" => "SER MULHER DA ROÇA: REFLEXÕES EDUCACIONAIS NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE A PARTIR DO INGRESSO NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Proponho refletir neste artigo como aconteceu o início do processo da minha formação educacional a partir do incentivo que recebi da família, como também, relatar os desafios que circundam educadora/educanda que estão conectadas diariamente na construção da busca pelo conhecimento. Diante dessa realidade, trazemos análises com foco na importância que a professoras têm ao exercerem seu papel de mediadoras, instigadoras, incentivadoras, uma vez que são corresponsáveis por toda dinâmica de estruturação do processo de ensino e sistematização da aprendizagem. Metodologicamente buscamos subsídios na pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de análises as histórias de vidas por meio das narrativas autobiográficas. O arcabouço teórico foi fundamentação em estudos protagonizados por autores/as tendo como orientação os escritos de Paulo Freire (1996), Souza (2007), Mendes (1998), Libâneo (1994), entre outros. Sou uma mulher que ainda menina saiu da roça em busca de novos horizontes com o objetivo de ingressar no Ensino Superior Público. Para tanto, evidencio que através das minhas vivências, pude vivenciar muitas exclusões, pois na condição de mulher da roça, sou atravessada socialmente por essas identidades. Enfatizo o quanto a educação que recebi desde a infância até a universidade, provocou mudanças positivas em minha trajetória profissional e pessoal, despertando em mim, um desejo intenso pela permeância e continuidade da formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13340_TB2576_19112023232943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "davizinhomay@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96595
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2576
    "inscrito_id" => 13340
    "titulo" => "SER MULHER DA ROÇA: REFLEXÕES EDUCACIONAIS NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE A PARTIR DO INGRESSO NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Proponho refletir neste artigo como aconteceu o início do processo da minha formação educacional a partir do incentivo que recebi da família, como também, relatar os desafios que circundam educadora/educanda que estão conectadas diariamente na construção da busca pelo conhecimento. Diante dessa realidade, trazemos análises com foco na importância que a professoras têm ao exercerem seu papel de mediadoras, instigadoras, incentivadoras, uma vez que são corresponsáveis por toda dinâmica de estruturação do processo de ensino e sistematização da aprendizagem. Metodologicamente buscamos subsídios na pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de análises as histórias de vidas por meio das narrativas autobiográficas. O arcabouço teórico foi fundamentação em estudos protagonizados por autores/as tendo como orientação os escritos de Paulo Freire (1996), Souza (2007), Mendes (1998), Libâneo (1994), entre outros. Sou uma mulher que ainda menina saiu da roça em busca de novos horizontes com o objetivo de ingressar no Ensino Superior Público. Para tanto, evidencio que através das minhas vivências, pude vivenciar muitas exclusões, pois na condição de mulher da roça, sou atravessada socialmente por essas identidades. Enfatizo o quanto a educação que recebi desde a infância até a universidade, provocou mudanças positivas em minha trajetória profissional e pessoal, despertando em mim, um desejo intenso pela permeância e continuidade da formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13340_TB2576_19112023232943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "davizinhomay@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Proponho refletir neste artigo como aconteceu o início do processo da minha formação educacional a partir do incentivo que recebi da família, como também, relatar os desafios que circundam educadora/educanda que estão conectadas diariamente na construção da busca pelo conhecimento. Diante dessa realidade, trazemos análises com foco na importância que a professoras têm ao exercerem seu papel de mediadoras, instigadoras, incentivadoras, uma vez que são corresponsáveis por toda dinâmica de estruturação do processo de ensino e sistematização da aprendizagem. Metodologicamente buscamos subsídios na pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de análises as histórias de vidas por meio das narrativas autobiográficas. O arcabouço teórico foi fundamentação em estudos protagonizados por autores/as tendo como orientação os escritos de Paulo Freire (1996), Souza (2007), Mendes (1998), Libâneo (1994), entre outros. Sou uma mulher que ainda menina saiu da roça em busca de novos horizontes com o objetivo de ingressar no Ensino Superior Público. Para tanto, evidencio que através das minhas vivências, pude vivenciar muitas exclusões, pois na condição de mulher da roça, sou atravessada socialmente por essas identidades. Enfatizo o quanto a educação que recebi desde a infância até a universidade, provocou mudanças positivas em minha trajetória profissional e pessoal, despertando em mim, um desejo intenso pela permeância e continuidade da formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.