A utilização da tecnologia tem contribuído para o avanço do conhecimento em muitas esferas, na educação, não é diferente, acreditamos que potencialize metodologias de ensino tradicionais, além de tornar as aulas mais dinâmicas. Nesse contexto, esta pesquisa, partindo da ideia de que o uso de recursos tecnológicos como instrumento pedagógico pode tornar aulas mais favoráveis à construção do conhecimento, sinalizamos como objetivo analisar de que maneira instrumentos tecnológicos são usados em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental a fim de observarmos possíveis dificuldades e contribuições. Somado a isso, indicamos como hipóteses que eles são utilizados para diversificar a forma de apresentar os conteúdos em sala de aula e possibilitar fixação dos assuntos pelos estudantes com um aproveitamento melhor, por meio de jogos e brincadeiras. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa com foco na verificação e discussão de dados, contando com a pesquisa de campo em uma escola pública da cidade de Escada – PE, entrevistas estruturadas com professores e alunos do nono ano do ensino fundamental. Como resultado, os docentes revelaram que uma das maiores dificuldades está em alinhar o conteúdo programático das disciplinas com as novas tendências tecnológicas, todavia há uma grande soma contributiva para uma maior eficácia no ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas auxiliadas com equipamentos digitais mais flexíveis para os alunos, favorecendo a proficiência no processo de ensino.