Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DAS MULHERES NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95868
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1601
    "inscrito_id" => 12094
    "titulo" => "HISTÓRIA DAS MULHERES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho foi promovido pelo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, intitulado: História das mulheres no contexto da escolar. Este projeto foi elaborado a partir das pesquisas acadêmicas no que tange à conjuntura social feminina a qual envolve a realidade, por olhares analíticos acadêmicos, somado a isso a perspectiva histórica crítica particular de docentes e discentes quanto à temática. Por meio dos recursos pedagógicos como a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, a qual embasou tal projeto extensionista, ao abordarem as interlocuções entre os mestres e os aprendizes a percepção se amplia não somente por bases de estudos acadêmicos como também nas trocas de experiências entre os públicos-alvo do programa. Este se utiliza dos trabalhos de Joan-Scott, Pierre Bourdieu, José D’Assunção Barros e Vanessa Barros na construção sobre o cenário do gênero nos campos histórico-sociológicos. Com todo esse aparato teórico o programa desenvolveu habilidades para o alunado que puderam observar de forma mais incisiva as relações de gênero no quotidiano, a discernir acerca das relações interpessoais como as desigualdades não só são geradas como são disseminadas e reproduzidas nos espaços/objetos que rodeiam a cultura juntamente exercida em sociedade. Ademais, a metodologia utilizada citada inicialmente serve como um meio ativo para o público alvo desempenharem um papel de protagonista para as finalidades no projeto, à medida que os teóricos mais a equipe de extensão sejam coadjuvantes nesse processo. Deste modo, com todas as etapas feitas os resultados do planejamento foi a discussão das experiências sobre o tema desenvolvido entre o intercâmbio dos docentes e dos discentes participantes dos encontros promovidos no Centro de Ensino Urbano Rocha do turno matutino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12094_TB1601_13062023195504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA AQUINO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA AQUINO"
    "autor_email" => "patriciasilva.20190000062"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95868
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1601
    "inscrito_id" => 12094
    "titulo" => "HISTÓRIA DAS MULHERES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho foi promovido pelo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, intitulado: História das mulheres no contexto da escolar. Este projeto foi elaborado a partir das pesquisas acadêmicas no que tange à conjuntura social feminina a qual envolve a realidade, por olhares analíticos acadêmicos, somado a isso a perspectiva histórica crítica particular de docentes e discentes quanto à temática. Por meio dos recursos pedagógicos como a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, a qual embasou tal projeto extensionista, ao abordarem as interlocuções entre os mestres e os aprendizes a percepção se amplia não somente por bases de estudos acadêmicos como também nas trocas de experiências entre os públicos-alvo do programa. Este se utiliza dos trabalhos de Joan-Scott, Pierre Bourdieu, José D’Assunção Barros e Vanessa Barros na construção sobre o cenário do gênero nos campos histórico-sociológicos. Com todo esse aparato teórico o programa desenvolveu habilidades para o alunado que puderam observar de forma mais incisiva as relações de gênero no quotidiano, a discernir acerca das relações interpessoais como as desigualdades não só são geradas como são disseminadas e reproduzidas nos espaços/objetos que rodeiam a cultura juntamente exercida em sociedade. Ademais, a metodologia utilizada citada inicialmente serve como um meio ativo para o público alvo desempenharem um papel de protagonista para as finalidades no projeto, à medida que os teóricos mais a equipe de extensão sejam coadjuvantes nesse processo. Deste modo, com todas as etapas feitas os resultados do planejamento foi a discussão das experiências sobre o tema desenvolvido entre o intercâmbio dos docentes e dos discentes participantes dos encontros promovidos no Centro de Ensino Urbano Rocha do turno matutino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12094_TB1601_13062023195504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA AQUINO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA AQUINO"
    "autor_email" => "patriciasilva.20190000062"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho foi promovido pelo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, intitulado: História das mulheres no contexto da escolar. Este projeto foi elaborado a partir das pesquisas acadêmicas no que tange à conjuntura social feminina a qual envolve a realidade, por olhares analíticos acadêmicos, somado a isso a perspectiva histórica crítica particular de docentes e discentes quanto à temática. Por meio dos recursos pedagógicos como a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, a qual embasou tal projeto extensionista, ao abordarem as interlocuções entre os mestres e os aprendizes a percepção se amplia não somente por bases de estudos acadêmicos como também nas trocas de experiências entre os públicos-alvo do programa. Este se utiliza dos trabalhos de Joan-Scott, Pierre Bourdieu, José D’Assunção Barros e Vanessa Barros na construção sobre o cenário do gênero nos campos histórico-sociológicos. Com todo esse aparato teórico o programa desenvolveu habilidades para o alunado que puderam observar de forma mais incisiva as relações de gênero no quotidiano, a discernir acerca das relações interpessoais como as desigualdades não só são geradas como são disseminadas e reproduzidas nos espaços/objetos que rodeiam a cultura juntamente exercida em sociedade. Ademais, a metodologia utilizada citada inicialmente serve como um meio ativo para o público alvo desempenharem um papel de protagonista para as finalidades no projeto, à medida que os teóricos mais a equipe de extensão sejam coadjuvantes nesse processo. Deste modo, com todas as etapas feitas os resultados do planejamento foi a discussão das experiências sobre o tema desenvolvido entre o intercâmbio dos docentes e dos discentes participantes dos encontros promovidos no Centro de Ensino Urbano Rocha do turno matutino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.