Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS: O QUE DIZEM SOBRE O TRABALHO DO DIRETOR?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99279
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6101
    "inscrito_id" => 82
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS: O QUE DIZEM SOBRE O TRABALHO DO DIRETOR?"
    "resumo" => "Esta apresentação busca socializar conhecimentos a cerca de um processo de revisão bibliográfica em andamento pautado na seguinte questão: que conhecimentos têm sido produzidos pelos periódicos científicos brasileiros, especializados em gestão escolar e educacional, sobre o trabalho do diretor de escola? Para responder a esta questão, iniciamos uma revisão bibliográfica em artigos públicas em 5 revistas brasileiras: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, editada pela Associação Brasileira de Política e Administração da Educação; Revista de Administração Educacional, da Universidade Federal de Pernambuco; Revista de Gestão e Avaliação Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria; Revista Online de Gestão e Política Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (São Paulo); Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estabelecendo o marco temporal entre 2012 e 2022, identificamos 169 artigos publicados que versam sobre aspectos do trabalho, formação e carreira de diretores de escola e dialogam com o campo da gestão escolar. A partir dessa compilação, enquadramos os artigos em 13 eixos temáticos distintos: gestão democrática, qualidade da educação, gerencialismo, contextos específicos, concepções e representações, desafios, formação, atuação e práticas, atribuições e funções, projetos e políticas públicas, dimensões do trabalho do diretor e dinâmicas identitárias. Com isso, compreendemos que os periódicos especializados em gestão escolar repercutem debates e conhecimentos produzidos no campo da gestão escolar, apontando para um contexto educacional marcado por relações de força e disputa em torno aos rumos da gestão escolar e educacional, especialmente o significado do que é “gestão democrática”. Nesse conjunto de disputas, o diretor de escola é uma figura principal, cuja representação depende das forças em luta e cujo trabalho ainda é entendido como central para forjar uma suposta qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID82_TB6101_20062023175033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON DA SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "edilson da silv"
    "autor_email" => "edilson.cruz13@unifesp.br"
    "autor_ies" => "EMEF VIRGILIO DE MELLO FRANCO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99279
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6101
    "inscrito_id" => 82
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS: O QUE DIZEM SOBRE O TRABALHO DO DIRETOR?"
    "resumo" => "Esta apresentação busca socializar conhecimentos a cerca de um processo de revisão bibliográfica em andamento pautado na seguinte questão: que conhecimentos têm sido produzidos pelos periódicos científicos brasileiros, especializados em gestão escolar e educacional, sobre o trabalho do diretor de escola? Para responder a esta questão, iniciamos uma revisão bibliográfica em artigos públicas em 5 revistas brasileiras: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, editada pela Associação Brasileira de Política e Administração da Educação; Revista de Administração Educacional, da Universidade Federal de Pernambuco; Revista de Gestão e Avaliação Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria; Revista Online de Gestão e Política Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (São Paulo); Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estabelecendo o marco temporal entre 2012 e 2022, identificamos 169 artigos publicados que versam sobre aspectos do trabalho, formação e carreira de diretores de escola e dialogam com o campo da gestão escolar. A partir dessa compilação, enquadramos os artigos em 13 eixos temáticos distintos: gestão democrática, qualidade da educação, gerencialismo, contextos específicos, concepções e representações, desafios, formação, atuação e práticas, atribuições e funções, projetos e políticas públicas, dimensões do trabalho do diretor e dinâmicas identitárias. Com isso, compreendemos que os periódicos especializados em gestão escolar repercutem debates e conhecimentos produzidos no campo da gestão escolar, apontando para um contexto educacional marcado por relações de força e disputa em torno aos rumos da gestão escolar e educacional, especialmente o significado do que é “gestão democrática”. Nesse conjunto de disputas, o diretor de escola é uma figura principal, cuja representação depende das forças em luta e cujo trabalho ainda é entendido como central para forjar uma suposta qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID82_TB6101_20062023175033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON DA SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "edilson da silv"
    "autor_email" => "edilson.cruz13@unifesp.br"
    "autor_ies" => "EMEF VIRGILIO DE MELLO FRANCO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta apresentação busca socializar conhecimentos a cerca de um processo de revisão bibliográfica em andamento pautado na seguinte questão: que conhecimentos têm sido produzidos pelos periódicos científicos brasileiros, especializados em gestão escolar e educacional, sobre o trabalho do diretor de escola? Para responder a esta questão, iniciamos uma revisão bibliográfica em artigos públicas em 5 revistas brasileiras: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, editada pela Associação Brasileira de Política e Administração da Educação; Revista de Administração Educacional, da Universidade Federal de Pernambuco; Revista de Gestão e Avaliação Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria; Revista Online de Gestão e Política Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (São Paulo); Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estabelecendo o marco temporal entre 2012 e 2022, identificamos 169 artigos publicados que versam sobre aspectos do trabalho, formação e carreira de diretores de escola e dialogam com o campo da gestão escolar. A partir dessa compilação, enquadramos os artigos em 13 eixos temáticos distintos: gestão democrática, qualidade da educação, gerencialismo, contextos específicos, concepções e representações, desafios, formação, atuação e práticas, atribuições e funções, projetos e políticas públicas, dimensões do trabalho do diretor e dinâmicas identitárias. Com isso, compreendemos que os periódicos especializados em gestão escolar repercutem debates e conhecimentos produzidos no campo da gestão escolar, apontando para um contexto educacional marcado por relações de força e disputa em torno aos rumos da gestão escolar e educacional, especialmente o significado do que é “gestão democrática”. Nesse conjunto de disputas, o diretor de escola é uma figura principal, cuja representação depende das forças em luta e cujo trabalho ainda é entendido como central para forjar uma suposta qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.