Esta apresentação busca socializar conhecimentos a cerca de um processo de revisão bibliográfica em andamento pautado na seguinte questão: que conhecimentos têm sido produzidos pelos periódicos científicos brasileiros, especializados em gestão escolar e educacional, sobre o trabalho do diretor de escola? Para responder a esta questão, iniciamos uma revisão bibliográfica em artigos públicas em 5 revistas brasileiras: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, editada pela Associação Brasileira de Política e Administração da Educação; Revista de Administração Educacional, da Universidade Federal de Pernambuco; Revista de Gestão e Avaliação Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria; Revista Online de Gestão e Política Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (São Paulo); Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estabelecendo o marco temporal entre 2012 e 2022, identificamos 169 artigos publicados que versam sobre aspectos do trabalho, formação e carreira de diretores de escola e dialogam com o campo da gestão escolar. A partir dessa compilação, enquadramos os artigos em 13 eixos temáticos distintos: gestão democrática, qualidade da educação, gerencialismo, contextos específicos, concepções e representações, desafios, formação, atuação e práticas, atribuições e funções, projetos e políticas públicas, dimensões do trabalho do diretor e dinâmicas identitárias. Com isso, compreendemos que os periódicos especializados em gestão escolar repercutem debates e conhecimentos produzidos no campo da gestão escolar, apontando para um contexto educacional marcado por relações de força e disputa em torno aos rumos da gestão escolar e educacional, especialmente o significado do que é “gestão democrática”. Nesse conjunto de disputas, o diretor de escola é uma figura principal, cuja representação depende das forças em luta e cujo trabalho ainda é entendido como central para forjar uma suposta qualidade da educação.