A BOTÂNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97406 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3665 "inscrito_id" => 6277 "titulo" => "A BOTÂNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente. O relato de experiência foi desenvolvido com quatro acadêmicos do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no primeiro semestre do ano de 2023. Sendo uma pesquisa qualitativa, o estágio foi dividido em observação (6h), participação (6h) e regência (8h) totalizando 20 horas. Os principais conteúdos trabalhados foram Angiospermas, Sistema de classificação vegetal e principais táxons de interesse agronômico. Utilizou-se caderno de campo e recursos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estágio na docência é uma disciplina obrigatória que tem como objetivo preparar o aluno de pós-graduação para o exercício da docência. Assim, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, a pós-graduanda pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos conteúdos ministrados visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias inovadoras de ensino fora e dentro da sala de aula. Além disso, o estágio à docência auxiliou o futuro docente a se comunicar e se relacionar com os alunos, ao elaborar a metodologia e organizar as atividades, selecionar e adequar conteúdos às condições de tempo e de recursos disponíveis para que sejam acessíveis aos estudantes, torna-se um profissional apto e experiente para as futuras etapas que deve seguir no estágio e na sua carreira profissional. Portanto, a vivência proporcionou conhecimentos e experiências que serão utilizados para a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6277_TB3665_19112023214233.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEIDE CAMPOS CHAVES" "autor_nome_curto" => "ROSINEIDE" "autor_email" => "n-eide-pvh@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97406 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3665 "inscrito_id" => 6277 "titulo" => "A BOTÂNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente. O relato de experiência foi desenvolvido com quatro acadêmicos do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no primeiro semestre do ano de 2023. Sendo uma pesquisa qualitativa, o estágio foi dividido em observação (6h), participação (6h) e regência (8h) totalizando 20 horas. Os principais conteúdos trabalhados foram Angiospermas, Sistema de classificação vegetal e principais táxons de interesse agronômico. Utilizou-se caderno de campo e recursos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estágio na docência é uma disciplina obrigatória que tem como objetivo preparar o aluno de pós-graduação para o exercício da docência. Assim, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, a pós-graduanda pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos conteúdos ministrados visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias inovadoras de ensino fora e dentro da sala de aula. Além disso, o estágio à docência auxiliou o futuro docente a se comunicar e se relacionar com os alunos, ao elaborar a metodologia e organizar as atividades, selecionar e adequar conteúdos às condições de tempo e de recursos disponíveis para que sejam acessíveis aos estudantes, torna-se um profissional apto e experiente para as futuras etapas que deve seguir no estágio e na sua carreira profissional. Portanto, a vivência proporcionou conhecimentos e experiências que serão utilizados para a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6277_TB3665_19112023214233.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEIDE CAMPOS CHAVES" "autor_nome_curto" => "ROSINEIDE" "autor_email" => "n-eide-pvh@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }