O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente. O relato de experiência foi desenvolvido com quatro acadêmicos do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no primeiro semestre do ano de 2023. Sendo uma pesquisa qualitativa, o estágio foi dividido em observação (6h), participação (6h) e regência (8h) totalizando 20 horas. Os principais conteúdos trabalhados foram Angiospermas, Sistema de classificação vegetal e principais táxons de interesse agronômico. Utilizou-se caderno de campo e recursos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estágio na docência é uma disciplina obrigatória que tem como objetivo preparar o aluno de pós-graduação para o exercício da docência. Assim, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, a pós-graduanda pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos conteúdos ministrados visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias inovadoras de ensino fora e dentro da sala de aula. Além disso, o estágio à docência auxiliou o futuro docente a se comunicar e se relacionar com os alunos, ao elaborar a metodologia e organizar as atividades, selecionar e adequar conteúdos às condições de tempo e de recursos disponíveis para que sejam acessíveis aos estudantes, torna-se um profissional apto e experiente para as futuras etapas que deve seguir no estágio e na sua carreira profissional. Portanto, a vivência proporcionou conhecimentos e experiências que serão utilizados para a prática docente.