Nas últimas décadas, em decorrência do avanço dos diplomas legais - CF, ECA, CONANDA, SINASE e Resolução CNE/CEB 3/2016 - sobre direitos de adolescentes em espaços de privação de liberdade, o acesso à educação escolar também vem sendo difundido no âmbito da educação e pesquisa. Nesse sentido, o presente estudo se refere a um levantamento bibliográfico, tendo como objetivo central: mapear as pesquisas sobre educação escolar de adolescentes privados de liberdade no Estado do Rio Grande do Norte, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com essa finalidade, utilizou-se do descritor “CEDUC”, sigla que faz referência ao Centro Educacional, como forma de delimitação para busca. Ao todo, foram encontradas 16 (dezesseis) produções, entre teses e dissertações que nos levaram a compreender uma certa timidez na discussão sobre o tema. Para fundamentar as discussões dos trabalhos mapeados utilizamos alguns autores que versam sobre o tema, a saber: Freire (1996), Onofre (2007), Paiva (2009) e Julião (2020). Observamos que, em suma, as produções são dissertações predominantes no Estado do Rio Grande do Norte. Isso se ampara pela razão do Estado, durante anos, ser um dos únicos a utilizar-se da terminologia “CEDUC” para nomear unidades de atendimento socioeducativo de internação, fundamento que justifica nossa escolha pelo descritor desta investigação.