Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional.