Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95923
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1671
    "inscrito_id" => 10881
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10881_TB1671_19112023131027.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER ESTÉFANE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "ester.souza.018@ufrn.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95923
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1671
    "inscrito_id" => 10881
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10881_TB1671_19112023131027.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER ESTÉFANE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "ester.souza.018@ufrn.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.