A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95923 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 10881 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10881_TB1671_19112023131027.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER ESTÉFANE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "ester.souza.018@ufrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95923 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 10881 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS MUSEUS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "Os Museus de Ciências constituem importantes espaços de divulgação científica, através de exposições e ações educativas mediadas. Quanto ao papel dos monitores, além do suporte fornecido aos visitantes para a compreensão das exposições através da mediação, destaca-se a participação na manutenção e supervisão das peças do acervo. O presente artigo busca analisar se a vivência como monitor no museu durante o período de graduação apresenta importância na sua formação profissional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com 14 integrantes da equipe do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, localizado em Natal - RN. Caracterizada como qualiquantitativa, o trabalho buscou conhecer a opinião dos alunos monitores do museu através de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, que abordaram questões sobre a relevância do seu papel nesse ambiente e o impacto na vida profissional. Dentre os resultados destacam-se que todos os monitores consideraram o seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção desse ambiente; enquanto que 78% concorda que a interação com as diversas áreas no museu tem contribuído bastante para sua formação profissional, tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem necessita de uma troca de saberes dos agentes que atuam nele. Dessa forma, ressalta-se a relevância do papel do monitor no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN para a potencialização da divulgação científica durante as visitas, assim como na sua formação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10881_TB1671_19112023131027.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER ESTÉFANE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "ester.souza.018@ufrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }