A pesquisa aborda uma iniciativa de cultura e inovação no bairro do Jurunas/Condor, região metropolitana de Belém do Pará, tendo como objetivo apontar os impactos sociais e educacionais desta ação na comunidade. Para isso, será necessário entender de onde surgiu a iniciativa criativa Gueto Hub, destacando o seu espaço de articulação como biblioteca comunitária e o centro cultural do bairro, seus atores/responsáveis, sua organização e as mudanças desde de sua implementação. A partir disso, busca-se compreender o conceito de Democratização da Leitura e Pedagogia Crítica, para isso, serão utilizados os aportes teóricos de Kleimman (2021; 2019), Machado (2008), Freire (1921, 1987, 1996) e Hooks (2013), estimulando uma reflexão sobre a importância de espaços criativos nas baixadas da região amazônica e a relação comunidade/cultura que se estreia por meio da integração social no acesso à leitura, arte e lazer. Como metodologia, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa com objetivos exploratórios e resultados descritivos e analíticos. A partir desta pesquisa, busca-se salientar a fundamentalidade da construção de ambientes de cidadania e integração social em bairros periféricos, de forma a descentralizar a cultura e a educação, com locais que rompam a estrutura de dominação para que se reconheça que o ensino-aprendizagem também pode acontecer em espaços não-institucionalizados.