O ENSINO E A ROTINA DAS CRIANÇAS: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DOCENTE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95416 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 10694 "titulo" => "O ENSINO E A ROTINA DAS CRIANÇAS: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "A partir do ensino e rotina das crianças, o presente artigo abordará reflexões obtidas nas vivências e as contribuições do estágio na Educação infantil, na cidade de Imperatriz-MA sendo a primeira etapa da Educação Básica que um cidadão pode ingressar até 5 anos de idade e desenvolver-se integralmente, tanto em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual. Assim, com base nas observações e regência, o objetivo geral consiste em analisar o ensino e rotina das crianças, relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado para a formação de futuros docentes a partir dos diferentes currículos inseridos na prática pedagógica realizada em sala de aula. Portanto, a metodologia utilizada é qualitativa a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo fundamentada em autores que estudam a educação e contribuem para o aprendizado, como: Pimenta e Lima (2004, 2005/2006), Freire (2002), Barbosa (2006), Bacelar (2009), Olivier (2003), entre outros. Nisto, partindo das análises do ensino e rotina disponibilizados às crianças na experiência do estágio, tivemos como resultado as discussões acerca de como a teoria influencia na prática pedagógica e na formação docente. Com as vivências percebemos que o estágio traz uma contribuição efetiva para o processo e auxilia na formação de educadores em termos de respeitar o espaço de reflexão enquanto professor, assim como as suas identidades individuais e coletivas no reconhecer e conhecer o seu papel no ensino, educação e sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10694_TB1021_16112023205103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "abbezerrabarbosa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95416 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 10694 "titulo" => "O ENSINO E A ROTINA DAS CRIANÇAS: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "A partir do ensino e rotina das crianças, o presente artigo abordará reflexões obtidas nas vivências e as contribuições do estágio na Educação infantil, na cidade de Imperatriz-MA sendo a primeira etapa da Educação Básica que um cidadão pode ingressar até 5 anos de idade e desenvolver-se integralmente, tanto em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual. Assim, com base nas observações e regência, o objetivo geral consiste em analisar o ensino e rotina das crianças, relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado para a formação de futuros docentes a partir dos diferentes currículos inseridos na prática pedagógica realizada em sala de aula. Portanto, a metodologia utilizada é qualitativa a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo fundamentada em autores que estudam a educação e contribuem para o aprendizado, como: Pimenta e Lima (2004, 2005/2006), Freire (2002), Barbosa (2006), Bacelar (2009), Olivier (2003), entre outros. Nisto, partindo das análises do ensino e rotina disponibilizados às crianças na experiência do estágio, tivemos como resultado as discussões acerca de como a teoria influencia na prática pedagógica e na formação docente. Com as vivências percebemos que o estágio traz uma contribuição efetiva para o processo e auxilia na formação de educadores em termos de respeitar o espaço de reflexão enquanto professor, assim como as suas identidades individuais e coletivas no reconhecer e conhecer o seu papel no ensino, educação e sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10694_TB1021_16112023205103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "abbezerrabarbosa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }