Este artigo é o produto de análises sobre a participação coletiva da equipe escolar na atualização e reformulação do Projeto Político Pedagógico, considerando os planos de ação que precisam ser colocados em prática, mediante a solução de problemas, uma vez que a escola é um espaço de convivência e construção do saber. Justifica-se por apresentar essa temática visto que o PPP tem sido um documento esquecido de ser atualizado e aplicado pela equipe escolar, ficando muitas vezes arquivados nos computadores e armários da secretaria das escolas. Em decorrência desta realidade, o princípio da gestão democrática é discutido como uma forma de dinamização da elaboração do documento, em face que este é um instrumento norteador para o processo de ensino e das práticas pedagógicas utilizadas nas atividades educacionais. Deste modo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica buscando compreender as discussões sobre o papel do PPP na qualidade das ações educacionais e a colaboração efetiva dos profissionais da educação na organização deste documento. Resultando na contribuição de resoluções de quaisquer problemas educacionais das instituições escolares mediante a aplicabilidade de um Projeto Político Pedagógico elaborado nos princípios da gestão democrática, contribuindo com uma relação horizontal entre a gestão e a comunidade escolar.