Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES: TRAÇANDO PERFIS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99460
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6325
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "MAPEAMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES: TRAÇANDO PERFIS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Os professores utilizam uma variedade de práticas e estratégias ao abordar diferentes tópicos e temas. Antes de iniciar o trabalho com os alunos, há uma série de ações importantes: definir os conteúdos de ensino e as expectativas de aprendizagem; escolher o tema; pesquisar sobre o tema ou conteúdo; e organizar o trabalho. Nesse sentido, a prática docente se constitui em um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares. Nesse sentido, não é possível encontrar na literatura consultada uma lista de práticas usadas por docentes em sala de aula, porém com a ajuda de 5 especialistas em Educação, as práticas docentes podem ser didaticamente divididas em 4 dimensões, são elas: Dimensão Pedagógica ou de Planejamento - esta dimensão refere-se às estratégias e métodos pedagógicos usadas principalmente no planejamento do curso da disciplina e aulas, normalmente levando em consideração o contexto dos alunos, da comunidade circunvizinha e da unidade escolar; Dimensão Metodológica ou Instrumental - esta dimensão diz respeito às abordagens e técnicas específicas utilizadas pelo professor para transmitir os conhecimentos e facilitar a aprendizagem dos alunos; Dimensão Avaliativa - Esta dimensão engloba as práticas relacionadas à avaliação da aprendizagem, o progresso dos alunos e fornecer feedback regularmente. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de reforço e a adaptar as estratégias de ensino conforme necessário; Dimensão Interacional - Esta dimensão se refere à forma como ocorre a interação entre o professor e os alunos, bem como entre os próprios alunos e com a comunidade escolar. A maioria das práticas docentes mapeadas podem ser elencadas alguma das quatro dimensões, de modo que se torna possível traçar perfis de professores mais inovadores, participativos, tradicionais ou motivados, dependendo das práticas mais frequentemente usadas por cada um deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8235_TB6325_20062023192504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDIENE VITÓRIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDIENE VITÓRIA"
    "autor_email" => "aldienevitoria@edu.picui."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99460
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6325
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "MAPEAMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES: TRAÇANDO PERFIS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Os professores utilizam uma variedade de práticas e estratégias ao abordar diferentes tópicos e temas. Antes de iniciar o trabalho com os alunos, há uma série de ações importantes: definir os conteúdos de ensino e as expectativas de aprendizagem; escolher o tema; pesquisar sobre o tema ou conteúdo; e organizar o trabalho. Nesse sentido, a prática docente se constitui em um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares. Nesse sentido, não é possível encontrar na literatura consultada uma lista de práticas usadas por docentes em sala de aula, porém com a ajuda de 5 especialistas em Educação, as práticas docentes podem ser didaticamente divididas em 4 dimensões, são elas: Dimensão Pedagógica ou de Planejamento - esta dimensão refere-se às estratégias e métodos pedagógicos usadas principalmente no planejamento do curso da disciplina e aulas, normalmente levando em consideração o contexto dos alunos, da comunidade circunvizinha e da unidade escolar; Dimensão Metodológica ou Instrumental - esta dimensão diz respeito às abordagens e técnicas específicas utilizadas pelo professor para transmitir os conhecimentos e facilitar a aprendizagem dos alunos; Dimensão Avaliativa - Esta dimensão engloba as práticas relacionadas à avaliação da aprendizagem, o progresso dos alunos e fornecer feedback regularmente. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de reforço e a adaptar as estratégias de ensino conforme necessário; Dimensão Interacional - Esta dimensão se refere à forma como ocorre a interação entre o professor e os alunos, bem como entre os próprios alunos e com a comunidade escolar. A maioria das práticas docentes mapeadas podem ser elencadas alguma das quatro dimensões, de modo que se torna possível traçar perfis de professores mais inovadores, participativos, tradicionais ou motivados, dependendo das práticas mais frequentemente usadas por cada um deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8235_TB6325_20062023192504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDIENE VITÓRIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDIENE VITÓRIA"
    "autor_email" => "aldienevitoria@edu.picui."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os professores utilizam uma variedade de práticas e estratégias ao abordar diferentes tópicos e temas. Antes de iniciar o trabalho com os alunos, há uma série de ações importantes: definir os conteúdos de ensino e as expectativas de aprendizagem; escolher o tema; pesquisar sobre o tema ou conteúdo; e organizar o trabalho. Nesse sentido, a prática docente se constitui em um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares. Nesse sentido, não é possível encontrar na literatura consultada uma lista de práticas usadas por docentes em sala de aula, porém com a ajuda de 5 especialistas em Educação, as práticas docentes podem ser didaticamente divididas em 4 dimensões, são elas: Dimensão Pedagógica ou de Planejamento - esta dimensão refere-se às estratégias e métodos pedagógicos usadas principalmente no planejamento do curso da disciplina e aulas, normalmente levando em consideração o contexto dos alunos, da comunidade circunvizinha e da unidade escolar; Dimensão Metodológica ou Instrumental - esta dimensão diz respeito às abordagens e técnicas específicas utilizadas pelo professor para transmitir os conhecimentos e facilitar a aprendizagem dos alunos; Dimensão Avaliativa - Esta dimensão engloba as práticas relacionadas à avaliação da aprendizagem, o progresso dos alunos e fornecer feedback regularmente. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de reforço e a adaptar as estratégias de ensino conforme necessário; Dimensão Interacional - Esta dimensão se refere à forma como ocorre a interação entre o professor e os alunos, bem como entre os próprios alunos e com a comunidade escolar. A maioria das práticas docentes mapeadas podem ser elencadas alguma das quatro dimensões, de modo que se torna possível traçar perfis de professores mais inovadores, participativos, tradicionais ou motivados, dependendo das práticas mais frequentemente usadas por cada um deles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.