O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia, engajado em sua missão, agrega os três pilares da Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão. Entende que a participação dos alunos do Ensino Médio em projeto de extensão apresenta extrema importância na formação dos mesmos, proporcionando a estes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e de se aproximarem da realidade dos problemas sociais e econômicos da comunidade. Partindo do desenvolvimento da extensão, os alunos vislumbram novas oportunidades, participando de atividades que promovam a integração entre a instituição de ensino e a comunidade, através de prestação de serviços, realização de cursos e outras ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade envolvida no meio escolar. Sua execução possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para sua formação como cidadãos e profissionais, tais como liderança, trabalho em equipe e compromisso social, características estas que atualmente são imprescindíveis para o mercado de trabalho, além de propiciar uma formação diferenciada para os alunos técnicos de ensino médio, objetivando a formação de profissionais plenos, capacitados com o mercado de trabalho e comprometidos com o retorno de suas habilidades para a sociedade em que vive. A partir da participação em um projeto de extensão objetivou-se analisar as contribuições deste projeto para a formação acadêmica dos alunos envolvidos, através de entrevista , tendo como sujeitos da pesquisa os participantes deste projeto, cujos resultados demonstraram a relevância e significado do projeto para os alunos em sua formação plena, profissional, acadêmica e na formação humana e cidadã, proporcionando o aprimoramento de habilidades e uma visão crítica da realidade e das desigualdades que os cercam, proporcionando pelo trabalho em equipe um currículo diferenciado e único, promovendo nestes próprios uma transformação social, educacional e profissional.