As políticas públicas para Educação Infantil no Brasil foram, originariamente, assistenciais. Somente com a advento da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) se estabeleceu a educação infantil como um direito das crianças, sendo o tema, a partir de então, norteado por essa Carta Magna. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de compreender a trajetória das políticas públicas da educação infantil brasileira no século XX. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do método de revisão narrativa de literatura. Autores que tratam de políticas públicas, e educação infantil compuseram a escrita do trabalho. Utilizou-se também da análise documental das leis educacionais que tratam da educação infantil no século XX. Diante dos documentos analisados e da literatura supracitada, apesar da educação infantil ter sido citada na Lei de Diretrizes e Bases de 1961, apenas no final do século XX, a partir da Constituição Federal de 1988, como também com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que houve um avanço histórico e significativo em termos legais,, no final do século XX. Essas leis norteiam as políticas públicas para a educação infantil em âmbito educacional até os dias atuais. Entretanto, no período pós Constituição, final do século XX, devido ao contexto sócio-político e econômico da época, pouco se avançou na implementação de políticas públicas efetivas, entre as quais a garantia de acesso das crianças à educação infantil, que continua sendo um desafio até os dias atuais.