AZEVEDO, Mabel Lopes De et al.. Histórias em quadrinhos no processo formativo educacional. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95837>. Acesso em: 23/12/2024 03:37
Em cenários tão mutáveis, a prática de leitura torna-se cada vez mais difícil. A história em quadrinhos entra nesse cenário como uma ferramenta de estímulo, visto que é possível através da mesma exercitar uma prática de leitura atrativa para crianças; uma forma de viajar nas histórias e de ver o mundo de uma forma diferente, despertando no leitor através dos personagens preferidos e as histórias a ligação do imaginário com aspectos vivenciais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como a prática desenvolvida pelo Projeto +Infância do Sesc Campos, onde crianças de 6 a 12 anos participam de atividades educativas no contraturno e criaram através do teatro musical intitulado “Aventuras através do EspaçoTempo” um livro de histórias em quadrinhos confeccionado pelos próprios alunos que contribuiu em seus processos formativos desenvolvedores. Para examinar o objetivo principal desse estudo, foi realizada uma entrevista com as educadoras do projeto afim de relatar as ações desenvolvidas nesse trabalho a fim de detectar percepções e possíveis desafios a serem suplantados. Essa pesquisa evidencia as potencialidades das crianças em suas trajetórias de moldar e reinventar a realidade através do brincar e da leitura. Entende-se que esse material exposto como modelo inspire educadores a aplicarem iniciativas pedagógicas semelhantes a essa em suas escolas. Também é possível verificar o quão essa prática de leitura instiga a imaginação infantil e reforça a necessidade de mais trabalhos e investigações nesse âmbito a serem realizados.