Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ: UM ESTUDO COMPARATIVO DO TESTE DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SPAECE, AVALIAÇÃO, MATEMÁTICA Comunicação Científica (CC) Avaliação em Educação Matemática (AEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE realiza uma avaliação em larga escala, externa à escola e censitária com alunos matriculados nos anos finais de cada etapa da Educação Básica. Os estudantes são avaliados em Língua Portuguesa e Matemática. O presente trabalho utilizou como metodologia de análise o estudo comparativo com os resultados do SPAECE de Matemática no período de 2011-2012, dos alunos do 5° ano EF. Na oportunidade foi investigado o percentual de acerto dos alunos, por descritor, no Estado do Ceará comparando-o com os resultados de Fortaleza. Após a análise, verificou-se que o desempenho dos alunos do 5° ano no período de 2011 – 2012 apresentaram dificuldades semelhantes nas habilidades avaliadas no teste. Pode-se inferir que a avaliação externa possui grande relevância, pois agrega informações que auxiliam professores e gestores em busca de metas que contemplem a qualidade da Educação Básica da Rede Pública.

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