Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RELATO DE APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE HISTÓRICA ENVOLVENDO A SOMA DOS N TERMOS DE UMA PROGRESSÃO ARITMÉTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, PROGRESSÃO ARITMÉTICA, ATIVIDADE HISTÓRICA Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9553
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "RELATO DE APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE HISTÓRICA ENVOLVENDO A SOMA DOS N TERMOS DE UMA PROGRESSÃO ARITMÉTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência vem apresentar uma atividade desenvolvida pelo projeto PIBID, com a parceria da professora da disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, no semestre letivo 2012.2. A partir do estudo de atividades históricas, resolvemos aplicar uma das atividades em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Rio Tinto/PB. Nosso interesse era vivenciar uma situação de ensino-aprendizagem tendo como recurso a História da Matemática e ver como os alunos reagiriam a essa proposta. Os resultados mostram que houve uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciandos, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PROGRESSÃO ARITMÉTICA, ATIVIDADE HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_15_10_2014_10_26_45_idinscrito_12_f00ef5fc3a21dd678376270fe4623730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DE SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno_rosinha410@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9553
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "RELATO DE APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE HISTÓRICA ENVOLVENDO A SOMA DOS N TERMOS DE UMA PROGRESSÃO ARITMÉTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência vem apresentar uma atividade desenvolvida pelo projeto PIBID, com a parceria da professora da disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, no semestre letivo 2012.2. A partir do estudo de atividades históricas, resolvemos aplicar uma das atividades em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Rio Tinto/PB. Nosso interesse era vivenciar uma situação de ensino-aprendizagem tendo como recurso a História da Matemática e ver como os alunos reagiriam a essa proposta. Os resultados mostram que houve uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciandos, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PROGRESSÃO ARITMÉTICA, ATIVIDADE HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_15_10_2014_10_26_45_idinscrito_12_f00ef5fc3a21dd678376270fe4623730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DE SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno_rosinha410@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente relato de experiência vem apresentar uma atividade desenvolvida pelo projeto PIBID, com a parceria da professora da disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, no semestre letivo 2012.2. A partir do estudo de atividades históricas, resolvemos aplicar uma das atividades em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Rio Tinto/PB. Nosso interesse era vivenciar uma situação de ensino-aprendizagem tendo como recurso a História da Matemática e ver como os alunos reagiriam a essa proposta. Os resultados mostram que houve uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciandos, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.