Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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AS DEFINIÇÕES DE TRIÂNGULO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO, DEFINIÇÃO, TRIÂNGULO Comunicação Científica (CC) Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

A pesquisa apresenta uma análise das representações e definições de triângulo em 22 coleções de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi analisada a variedade de representações quanto a lados, ângulos, posição na página e contorno. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval que argumenta sobre a importância da variedade de representações. Os resultados da pesquisa indicam que há pouca variedade de representações de triângulos, a comparação do resultado com pesquisas anteriores aponta que essa prática pode comprometer o reconhecimento dos triângulos. Em relação às definições apresentadas, em apenas um caso houve o comentário sobre o contorno da figura, nas demais definições, a representação é apresentada com preenchimento ou com contorno sem nenhuma diferenciação.

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