Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO SOBRE INFLUÊNCIA HUMANA NOS MANGUEZAIS EM RECIFE COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os litorais são conhecidos pela variedade de ambientes naturais, formado por ecossistemas complexos como os manguezais, considerado ecossistema costeiro por se desenvolver na interface entre três grandes sistemas distintos: atmosférico, terrestre e marinho (SANTOS, 2014). Os manguezais, juntamente com as florestas tropicais, são um dos mais eficientes ecossistemas no combate ao aquecimento global, devido a sua enorme capacidade de sequestrar carbono, sendo um sumidouro natural. Os manguezais também atuam como filtros biológicos, retendo partículas, poluentes e impurezas em suspensão na água. O trabalho foi desenvolvido por meio da metodologia de revisão bibliográfica sistemática, tendo como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente e sintetizar os estudos anteriores sobre o tema. Dessa forma, após analisar estudos, documentos, decretos, pesquisas e contexto histórico do ambiente estuário do Litoral Norte de Pernambuco chegou-se à conclusão de que, o Canal de Santa Cruz caracterizado como ambiente de manguezal possui extrema relevância em vários contextos para a comunidade que está inserido e em escala estadual. Porém, mesmo tendo tal influência sobre o local, foi comprovado através das análises dos estudos que a ação antrópica vem afetando e gerando contaminação na água do Canal e isso pode desenvolver malefícios tanto para o meio ambiente, como para atividade econômica que dele se reproduz. Concluindo que mesmo que em menos de uma década da oficialização do decreto, não se tem feito ou estabelecido condutas que respeitam e colocam em prática os pontos abordados por ele. Consequentemente, a ausência das práticas dessa conduta de preservação do manguezal tem deixado digitais que precisam ser identificadas e solucionadas e o ambiente seja verdadeiramente protegido, já que possui um papel fundamental na comunidade inserida e podendo ser trabalhada na perspectiva educacional na sala de aula.

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