O estudo tem por objetivo, principalmente, apresentar o quão importante é a inserção do visual no processo de aquisição da linguagem por alunos surdos, tendo em vista a complexidade da Língua Portuguesa, por se tratar de uma segunda língua (L2). Logo, é válido enfatizar que é direito do surdo ter acesso a uma aprendizagem eficaz, assim como os outros alunos, a saber, os ouvintes. A pesquisa tem abordagem qualitativa e bibliográfica, sendo assim, os dados coletados partem da consulta de material bibliográfico sobre a temática abordada. Utilizou-se de dizeres de autores como: ALVES (2020), GESUELI; MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), QUADROS (2008), CARDOSO (2020), e ZERBATO e LACERDA (2015). De acordo com o pensamento dos autores citados e da análise dos dados coletados nesse estudo, pôde-se considerar que o visual desempenha um papel importante no ensino de segunda língua para os surdos, que por conseguinte, tem uma aquisição de linguagem mais efetiva. Nessa direção, a partir dessa análise, é possível encontrar novas perspectivas para o ensino do português como L2 para os surdos, uma vez que o visual propõe chamar a tenção desses estudantes, ao mesmo tempo que traz familiaridade com a língua natural, a Libras, e ainda garantir a eficácia do aprendizado.