Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO VISUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE DISCENTES SURDOS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9067
    "inscrito_id" => 12815
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO VISUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE DISCENTES SURDOS."
    "resumo" => "O estudo tem por objetivo, principalmente, apresentar o quão importante é a inserção do visual no processo de aquisição da linguagem por alunos surdos, tendo em vista a complexidade da Língua Portuguesa, por se tratar de uma segunda língua (L2). Logo, é válido enfatizar que é direito do surdo ter acesso a uma aprendizagem eficaz, assim como os outros alunos, a saber, os ouvintes. A pesquisa tem abordagem qualitativa e bibliográfica, sendo assim, os dados coletados partem da consulta de material bibliográfico sobre a temática abordada. Utilizou-se de dizeres de autores como: ALVES (2020), GESUELI; MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), QUADROS (2008), CARDOSO (2020), e ZERBATO e LACERDA (2015). De acordo com o pensamento dos autores citados e da análise dos dados coletados nesse estudo, pôde-se considerar que o visual desempenha um papel importante no ensino de segunda língua para os surdos, que por conseguinte, tem uma aquisição de linguagem mais efetiva. Nessa direção, a partir dessa análise, é possível encontrar novas perspectivas para o ensino do português como L2 para os surdos, uma vez que o visual propõe chamar a tenção desses estudantes, ao mesmo tempo que traz familiaridade com a língua natural, a Libras, e ainda garantir a eficácia do aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12815_TB9067_21082023230108.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "ma97marina@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9067
    "inscrito_id" => 12815
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO VISUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE DISCENTES SURDOS."
    "resumo" => "O estudo tem por objetivo, principalmente, apresentar o quão importante é a inserção do visual no processo de aquisição da linguagem por alunos surdos, tendo em vista a complexidade da Língua Portuguesa, por se tratar de uma segunda língua (L2). Logo, é válido enfatizar que é direito do surdo ter acesso a uma aprendizagem eficaz, assim como os outros alunos, a saber, os ouvintes. A pesquisa tem abordagem qualitativa e bibliográfica, sendo assim, os dados coletados partem da consulta de material bibliográfico sobre a temática abordada. Utilizou-se de dizeres de autores como: ALVES (2020), GESUELI; MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), QUADROS (2008), CARDOSO (2020), e ZERBATO e LACERDA (2015). De acordo com o pensamento dos autores citados e da análise dos dados coletados nesse estudo, pôde-se considerar que o visual desempenha um papel importante no ensino de segunda língua para os surdos, que por conseguinte, tem uma aquisição de linguagem mais efetiva. Nessa direção, a partir dessa análise, é possível encontrar novas perspectivas para o ensino do português como L2 para os surdos, uma vez que o visual propõe chamar a tenção desses estudantes, ao mesmo tempo que traz familiaridade com a língua natural, a Libras, e ainda garantir a eficácia do aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12815_TB9067_21082023230108.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "ma97marina@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo tem por objetivo, principalmente, apresentar o quão importante é a inserção do visual no processo de aquisição da linguagem por alunos surdos, tendo em vista a complexidade da Língua Portuguesa, por se tratar de uma segunda língua (L2). Logo, é válido enfatizar que é direito do surdo ter acesso a uma aprendizagem eficaz, assim como os outros alunos, a saber, os ouvintes. A pesquisa tem abordagem qualitativa e bibliográfica, sendo assim, os dados coletados partem da consulta de material bibliográfico sobre a temática abordada. Utilizou-se de dizeres de autores como: ALVES (2020), GESUELI; MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), QUADROS (2008), CARDOSO (2020), e ZERBATO e LACERDA (2015). De acordo com o pensamento dos autores citados e da análise dos dados coletados nesse estudo, pôde-se considerar que o visual desempenha um papel importante no ensino de segunda língua para os surdos, que por conseguinte, tem uma aquisição de linguagem mais efetiva. Nessa direção, a partir dessa análise, é possível encontrar novas perspectivas para o ensino do português como L2 para os surdos, uma vez que o visual propõe chamar a tenção desses estudantes, ao mesmo tempo que traz familiaridade com a língua natural, a Libras, e ainda garantir a eficácia do aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.