O enfoque do presente relato reside na verificação e aprofundamento de conceitos básicos da Climatologia Geográfica na Educação Básica, em turmas do Ensino Médio, versando suas fundamentações teóricas e sua aplicabilidade na contemporaneidade, com alunos do CEFET – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) – Campus I e do Colégio Sagrado Coração de Maria, ambos em Belo Horizonte – MG. Como motivação inicial, deu-se a construção de um vórtice de um tornado feito de garrafa pet em sala de aula, indagando aos alunos se no nosso país teríamos, eventualmente, a presença de tornados e quais seriam as razões para os mesmos acontecerem, apoiados ainda na leitura dos livros – Geografia Horrível: Apanhados do Clima e Que Seca de Deserto – de Anita Ganeri. Esse mote foi associado a pesquisas diferenciadas, análise de fotografias de satélites, dados climatológicos/meteorológicos e debates orientados, dentre outros mecanismos, fazendo-se conexões entre a cotidianidade dos alunos/professores, as mudanças climáticas no planeta e como conter os impactos ambientais adversos na atualidade (ODS 11 – Agenda 2030 –ONU). As conceituações precedentes dos alunos foram verificadas, e ao final dos trabalhos, constatou-se a assimilação aperfeiçoada dos assuntos abordados, tendo-se o lúdico como linha impulsionadora do ensino-aprendizagem.