Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA DIVERTIDA - UM TORNADO “ENGARRAFADO” – VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE CLIMATOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2177
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "GEOGRAFIA DIVERTIDA - UM TORNADO “ENGARRAFADO” – VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE CLIMATOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O enfoque do presente relato reside na verificação e aprofundamento de conceitos básicos da Climatologia Geográfica na Educação Básica, em turmas do Ensino Médio, versando suas fundamentações teóricas e sua aplicabilidade na contemporaneidade, com alunos do CEFET – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) – Campus I e do Colégio Sagrado Coração de Maria, ambos em Belo Horizonte – MG. Como motivação inicial, deu-se a construção de um vórtice de um tornado feito de garrafa pet em sala de aula, indagando aos alunos se no nosso país teríamos, eventualmente, a presença de tornados e quais seriam as razões para os mesmos acontecerem, apoiados ainda na leitura dos livros – Geografia Horrível: Apanhados do Clima e Que Seca de Deserto – de Anita Ganeri. Esse mote foi associado a pesquisas diferenciadas, análise de fotografias de satélites, dados climatológicos/meteorológicos e debates orientados, dentre outros mecanismos, fazendo-se conexões entre a cotidianidade dos alunos/professores, as mudanças climáticas no planeta e como conter os impactos ambientais adversos na atualidade (ODS 11 – Agenda 2030 –ONU). As conceituações precedentes dos alunos foram verificadas, e ao final dos trabalhos, constatou-se a assimilação aperfeiçoada dos assuntos abordados, tendo-se o lúdico como linha impulsionadora do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581ad381ce0c_19122023114824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:48:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA SANÁBIO"
    "autor_email" => "rosasanabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2177
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "GEOGRAFIA DIVERTIDA - UM TORNADO “ENGARRAFADO” – VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE CLIMATOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O enfoque do presente relato reside na verificação e aprofundamento de conceitos básicos da Climatologia Geográfica na Educação Básica, em turmas do Ensino Médio, versando suas fundamentações teóricas e sua aplicabilidade na contemporaneidade, com alunos do CEFET – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) – Campus I e do Colégio Sagrado Coração de Maria, ambos em Belo Horizonte – MG. Como motivação inicial, deu-se a construção de um vórtice de um tornado feito de garrafa pet em sala de aula, indagando aos alunos se no nosso país teríamos, eventualmente, a presença de tornados e quais seriam as razões para os mesmos acontecerem, apoiados ainda na leitura dos livros – Geografia Horrível: Apanhados do Clima e Que Seca de Deserto – de Anita Ganeri. Esse mote foi associado a pesquisas diferenciadas, análise de fotografias de satélites, dados climatológicos/meteorológicos e debates orientados, dentre outros mecanismos, fazendo-se conexões entre a cotidianidade dos alunos/professores, as mudanças climáticas no planeta e como conter os impactos ambientais adversos na atualidade (ODS 11 – Agenda 2030 –ONU). As conceituações precedentes dos alunos foram verificadas, e ao final dos trabalhos, constatou-se a assimilação aperfeiçoada dos assuntos abordados, tendo-se o lúdico como linha impulsionadora do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581ad381ce0c_19122023114824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:48:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA SANÁBIO"
    "autor_email" => "rosasanabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O enfoque do presente relato reside na verificação e aprofundamento de conceitos básicos da Climatologia Geográfica na Educação Básica, em turmas do Ensino Médio, versando suas fundamentações teóricas e sua aplicabilidade na contemporaneidade, com alunos do CEFET – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) – Campus I e do Colégio Sagrado Coração de Maria, ambos em Belo Horizonte – MG. Como motivação inicial, deu-se a construção de um vórtice de um tornado feito de garrafa pet em sala de aula, indagando aos alunos se no nosso país teríamos, eventualmente, a presença de tornados e quais seriam as razões para os mesmos acontecerem, apoiados ainda na leitura dos livros – Geografia Horrível: Apanhados do Clima e Que Seca de Deserto – de Anita Ganeri. Esse mote foi associado a pesquisas diferenciadas, análise de fotografias de satélites, dados climatológicos/meteorológicos e debates orientados, dentre outros mecanismos, fazendo-se conexões entre a cotidianidade dos alunos/professores, as mudanças climáticas no planeta e como conter os impactos ambientais adversos na atualidade (ODS 11 – Agenda 2030 –ONU). As conceituações precedentes dos alunos foram verificadas, e ao final dos trabalhos, constatou-se a assimilação aperfeiçoada dos assuntos abordados, tendo-se o lúdico como linha impulsionadora do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.