HERDEIRAS DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97828 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 17426 "titulo" => "HERDEIRAS DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA" "resumo" => "Mulheres negras enfrentam várias dificuldades para a sua inserção e permanência na sociedade, não obstante, na ciência lutam constantemente na conquista pelo seu espaço, graças a luta de seus antepassados muitas delas conseguiram desenvolver atividades científicas de extrema importância para a sociedade, porém, por vivermos em uma sociedade estereotipada e com o racismo velado, não há muita divulgação dessas descobertas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar atividades educacionais de forma presencial e remota para fins de divulgação de descobertas científicas realizadas por mulheres negras, tais como: Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora que mapeou o genoma do coronavírus, Marie Daly primeira mulher negra a obter um doutorado em Química nos EUA e demais cientistas negras e suas respectivas atuações na ciência. Portanto, para alcance do objetivo, realizou-se uma palestra e publicações no Instagram acerca da importância da mulher negra na ciência e suas descobertas em tempos remotos e na atualidade. Pode-se perceber a necessidade da abordagem de temáticas como esta para a realização da desconstrução de estereótipos do ser cientista em tempos atuais, de um perfil de uma ciência produzida apenas por homens e sobretudo por homens brancos, e da ciência pois, atividades como estas contribuem para que haja a produção de novos paradigmas relacionadas a epistemologia feminista negra. Inferindo-se, portanto, que é de fundamental importância que discussões de gênero e cor como esta, sejam levantadas no âmbito educacional, para que assim possamos formar indivíduos conhecedores das importâncias que esses copos negros femininos tiveram para o sucesso da ciência e propiciando assim com que sejam cidadãos críticos, éticos e empáticos. Assim como, possibilitar que esses conhecimentos e discussões não fiquem somente dentro da sala de aula, mas sirvam como base para uma cultura e práticas antirracistas em uma sociedade que necessita superar os desafios do racismo estrutural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17426_TB4240_20112023094711.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH LORENA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Sarah Lorena" "autor_email" => "sara.lorenasilva32@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97828 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 17426 "titulo" => "HERDEIRAS DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA" "resumo" => "Mulheres negras enfrentam várias dificuldades para a sua inserção e permanência na sociedade, não obstante, na ciência lutam constantemente na conquista pelo seu espaço, graças a luta de seus antepassados muitas delas conseguiram desenvolver atividades científicas de extrema importância para a sociedade, porém, por vivermos em uma sociedade estereotipada e com o racismo velado, não há muita divulgação dessas descobertas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar atividades educacionais de forma presencial e remota para fins de divulgação de descobertas científicas realizadas por mulheres negras, tais como: Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora que mapeou o genoma do coronavírus, Marie Daly primeira mulher negra a obter um doutorado em Química nos EUA e demais cientistas negras e suas respectivas atuações na ciência. Portanto, para alcance do objetivo, realizou-se uma palestra e publicações no Instagram acerca da importância da mulher negra na ciência e suas descobertas em tempos remotos e na atualidade. Pode-se perceber a necessidade da abordagem de temáticas como esta para a realização da desconstrução de estereótipos do ser cientista em tempos atuais, de um perfil de uma ciência produzida apenas por homens e sobretudo por homens brancos, e da ciência pois, atividades como estas contribuem para que haja a produção de novos paradigmas relacionadas a epistemologia feminista negra. Inferindo-se, portanto, que é de fundamental importância que discussões de gênero e cor como esta, sejam levantadas no âmbito educacional, para que assim possamos formar indivíduos conhecedores das importâncias que esses copos negros femininos tiveram para o sucesso da ciência e propiciando assim com que sejam cidadãos críticos, éticos e empáticos. Assim como, possibilitar que esses conhecimentos e discussões não fiquem somente dentro da sala de aula, mas sirvam como base para uma cultura e práticas antirracistas em uma sociedade que necessita superar os desafios do racismo estrutural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17426_TB4240_20112023094711.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH LORENA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Sarah Lorena" "autor_email" => "sara.lorenasilva32@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }