Esta pesquisa tem como finalidade apresentar cinco livros paradidáticos que abordam a história do continente africano e a cultura afro-brasileira. Foi realizado um levantamento bibliográfico dessas obras com o objetivo de elencar as principais características destes livros e a maneira como eles esboçam o assunto em questão, que se tornou obrigatório nas escolas brasileiras a partir da Lei 10.639/03. Os materiais por mim encontrados na biblioteca foram de grande utilidade na elaboração das aulas para os estudantes. Faz-se a pergunta se os livros presentes conseguem abarcar o mínimo necessário de abordagens sobre o tema da história da África e cultura afro-brasileira, com o objetivo de trazer novas informações aos estudantes e possibilitar a eliminação de preconceitos e estereótipos relacionados a estas questões. Esta pesquisa tem por finalidade apresentar as principais características destes livros paradidáticos e descrever a importância que eles possuem no ensino da cultura afro-brasileira. Percebeu-se que os livros são bastantes relevantes e contribuem como ferramentas imprescindíveis para os professores ao debaterem acerca deste conteúdo junto aos estudantes em sala de aula.