São muitos os desafios propostos cotidianamente aos professores no contexto escolar, um deles é possibilitar a aprendizagem para todos os indivíduos inseridos no ensino regular, inclusive para aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse cenário, se faz necessário que o educador direcione seu plano de trabalho para alcançar a todos de forma inclusiva, estar presente na sala de aula não é suficiente para garantir a inclusão tão discutida e almejada por todos aqueles que acreditam e desejam um ambiente escolar mais justo e igualitário. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar possibilidades de atividades de ciências adaptadas para serem trabalhadas com alunos com necessidades educacionais especiais, inseridos no ensino regular, nos anos finais do ensino fundamental. As atividades apresentadas foram aplicadas em uma escola municipal no interior da Paraíba-PB. Foi desenvolvida uma sequência de atividades sobre universo para uma turma de 8º ano e, na oportunidade, foram elaboradas adaptações para contemplar um aluno com necessidades educacionais especiais inserido na turma. Inicialmente, aconteceu a apresentação do conteúdo através de recursos concretos como a Terra e alguns componentes importantes para o aluno fazer a identificação; em outro momento apresentamos uma atividade que permitiu o aluno observar, associar e identificar o dia e a noite através de imagens e gravuras; por fim, foi trabalhada uma atividade de pareamento com três astros do universo: a Terra, o Sol e a Lua. No processo de avaliação, buscando verificar a aprendizagem com as estratégias aplicadas, foi possível constatar que o aluno conseguiu construir conhecimentos, mesmo diante de suas limitações de coordenação motora e fala e com comprometimento intelectual. A adaptação curricular viabilizou um caminho necessário e possível a ser seguido pelos professores que almejam conseguir resultados promissores em salas de aula regulares que possuem alunos com necessidades educacionais especiais.