O presente resumo apresenta, em linhas gerais, as experiências vivenciadas em projeto de pesquisa desenvolvido junto ao programa de incentivo às licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba. Teve como objetivo geral refletir e difundir conhecimentos que fomentem nos educadores -e educandos em formação-, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Fez uso da pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, com nuances da pesquisa - ação. O modelo investigativo seguiu algumas etapas: a) imersão dos pesquisadores na realidade escolar (escola PP); b) observação e levantamento de dados junto aos educadores da escola; c) mapeamento dos níveis de formação e conhecimentos dos educadores sobre a inclusão; d) análise e seleção de temáticas relevantes para o grupo; e) elaboração e oferta deformação continuada; f) avaliação dos resultados alcançados. Ao longo do processo que se desenvolveu numa escola ligada ao terceiro setor situada na periferia de João Pessoa (PB) foi possível evidenciar os seguintes resultados: 1) a escola PP buscava implementar uma pedagogia inclusiva; 2) havia nos educadores uma predisposição à referida abordagem; 3) havia nos educadores referenciais teóricos e disponibilidade em incluir os estudantes; mas, 4) faltava entre os educadores sentido de grupo, de pertencimento. Diante disto, buscou-se construir uma formação continuada pautada na autorreflexão, no trabalho colaborativo como alicerces para a prática docente inclusiva, conforme as propostas de Vitalino & Manzini (2010), Andrade (2019) e Santiago (2020). A ação - intervenção à luz desses referenciais teóricos trouxe novas perspectivas de colaboração entre os educadores, promoveu espaço para reflexão, partilha de emoções etc. revelando que uma pedagogia da inclusão se faz a partir de pessoas que se sentem partícipes de um processo, em que todas se reconhecem e se respeitam nas suas diferenças.