O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada como dimensão propositiva no escopo de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) com professores que atuam em classes multisseriadas da etapa anos séries iniciais na zona rural do município de Japi- RN. Caminhando e semeando: trilhar espaços escolares isolados e agregá-los através de uma rede colaborativa entre professores, a fim de construir uma proposta educacional que contribua no desenvolvimento da aprendizagem histórica. O propósito desta visara identificar as principais dificuldades na aprendizagem histórica dos alunos nos anos-séries iniciais e finais do ensino fundamental, cuja ocorrência tende a dificultar o desenvolvimento das competências e habilidades vinculadas ao componente curricular História, quando acessam o ensino médio. Neste mesmo sentido, a pesquisa investigou a aprendizagem histórica nos anos-séries iniciais do ensino fundamental, tomando como referência, o método de análise qualitativa em educação histórica, consciência histórica e direitos de aprendizagem histórica, e por fim, entregou um tutorial para que o professor especialista em História institua minicursos para compartilhamento de saberes didáticos em história que auxiliem professores que atuam nestas mesmas realidades. Após o levantamento dos dados e o dimensionamento teórico metodológico, projetamos a construção de uma rede colaborativa entre professores dos anos-séries iniciais das escolas rurais do município de Japi RN. A rede colaborativa no seu aspecto semeador (em alusão à prática agrícola que faz parte da cultura local), viabiliza a interação e as trocas de vivências escolares entre os membros, tendo como foco o ensino aprendizagem em Histórica dos alunos, objetivando o letramento histórico e oportunizando a formação continuada dos professores envolvidos, culminada com a criação de um Tutorial produzido a partir dos encontros (virtuais e/ou presenciais) e que são o espaço de referência para a utilização das dinâmicas abordadas.