O trabalho objetiva compartilhar a experiência em atividades avaliativas utilizadas em componentes curriculares do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma universidade pública à luz da aprendizagem ativa. Serão apresentadas quatro experiências envolvendo estratégias de metodologias ativas e uso de tecnologias educacionais digitais como possibilidades de atividades avaliativas formais centradas no processo de aprendizagem dos discentes em relação aos conteúdos trabalhados. Embora as atividades avaliativas tenham sido apresentadas como formais, elas tiveram etapas informais de acompanhamento e feedback do docente para os discentes em relação às etapas de elaboração e construção das atividades avaliativas. Sequencialmente as atividades avaliativas apresentadas são: aprendizagem em espiral; construindo um muro; padlet como ferramenta de socialização de vídeo e interação entre os discentes; construção colaborativa de site sobre o tema de um componente curricular do curso. Para discutir o tema da avaliação para aprendizagem serão utilizados como aporte teórico autores como Luckesi (2011), Villas Boas (2019, 2022), Esteban (2001), para o discutir o tema das metodologias ativas e tecnologias educacionais (não) será trabalhado com o aporte teórico de autores como Bacich; Moran (2018) e Camargo; Daros (2019). Como resultados foi possível perceber que os discentes demonstraram esforço para compreender as propostas, havendo boa aceitação, bem como demonstram envolvimento e deram feedback oral positivo em relação às propostas avaliativas realizadas. As propostas passaram por adequação em relação às demandas apresentadas pelo componente curricular e contexto de aprendizagem dos discentes participantes.