Os documentos norteadores da educação no Brasil, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam, para a superação da fragmentação do ensino de conteúdos compartilhados em sala de aula, a realização de atividades interdisciplinares e colaborativas. Entretanto, muitos professores não dispõem de formação e/ou conhecimento acerca de instrumentos e possibilidades que possam subsidiar essas práticas pedagógicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar uma sequência didática interdisciplinar entre os componentes curriculares de Geografia e Língua Portuguesa voltada para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, faz-se uso do recurso digital Padlet, especificamente a criação de mapas interativos. A proposta consiste na realização de uma atividade de pesquisa acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, a dominação territorial e as variações linguísticas decorrentes desses contatos. Segue-se com a elaboração do mapa interativo, construído de forma colaborativa, e a exposição dialogada dessa produção. Utiliza-se como aporte teórico para elaboração da proposta os estudos de Fazenda (2011) no tocante à interdisciplinaridade, Teyssier (1994) e Cardeira (2006) no que diz respeito à história da Língua Portuguesa, Morais-Barbosa (1969) e Elia (1989) acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, Gonçalves (2012) acerca das novas geografias desses países e Cardoso (2010) em relação à geolinguística e o desenvolvimento de atlas linguísticos em sala de aula. Como resultado, a proposta evidencia uma possibilidade de interdisciplinaridade que tem a potencialidade de contribuir para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica, sendo um elemento contributivo na formação de professores.