A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento.