Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8757
    "inscrito_id" => 10818
    "titulo" => "MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10818_TB8757_20112023214241.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR TAVARES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "victortavaresh15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8757
    "inscrito_id" => 10818
    "titulo" => "MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10818_TB8757_20112023214241.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR TAVARES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "victortavaresh15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.