A tecnologia tem avançado e se propagado em todos os setores do mercado, seja no financeiro, comercial, empresarial e também na área da educação. Diante de tal situação, é necessário repensar as formas de dar aula, principalmente em disciplinas onde o método tradicional ainda é recorrente, como é o caso da matemática, que por vezes é repassada aos alunos apenas de forma abstrata. Neste sentido, órgãos e instituições educacionais têm pensado e orientado para a concepção de metodologias que insiram a tecnologia no ensino, como prevê a Base Nacional Comum Curricular. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o software Geogebra como um instrumento tecnológico que dê subsídios a professores de matemática da educação básica em uma abordagem mais interativa do conteúdo de função quadrática. Para tanto, será feita uma pesquisa bibliográfica em estudos que indiquem e comprovem a eficiência na utilização desse aplicativo de matemática dinâmica para o assunto citado. Além disso, faremos uma breve descrição do mesmo e em seguida daremos algumas orientações para o uso das ferramentas presentes no software que contribuem no estudo da função quadrática, desde a determinação dos coeficientes, cálculo de raízes, construção do gráfico e o estudo do sinal da função. Pretendemos desta forma, mostrar como a tecnologia, através do Geogebra, pode ser empregada de modo favorável ao ensino da matemática, possibilitando aulas mais dinâmicas e que permitem uma melhor aprendizagem, pois os estudantes têm uma maior interação com o tema estudado.