UM ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1552 "inscrito_id" => 11643 "titulo" => "UM ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "A tecnologia tem avançado e se propagado em todos os setores do mercado, seja no financeiro, comercial, empresarial e também na área da educação. Diante de tal situação, é necessário repensar as formas de dar aula, principalmente em disciplinas onde o método tradicional ainda é recorrente, como é o caso da matemática, que por vezes é repassada aos alunos apenas de forma abstrata. Neste sentido, órgãos e instituições educacionais têm pensado e orientado para a concepção de metodologias que insiram a tecnologia no ensino, como prevê a Base Nacional Comum Curricular. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o software Geogebra como um instrumento tecnológico que dê subsídios a professores de matemática da educação básica em uma abordagem mais interativa do conteúdo de função quadrática. Para tanto, será feita uma pesquisa bibliográfica em estudos que indiquem e comprovem a eficiência na utilização desse aplicativo de matemática dinâmica para o assunto citado. Além disso, faremos uma breve descrição do mesmo e em seguida daremos algumas orientações para o uso das ferramentas presentes no software que contribuem no estudo da função quadrática, desde a determinação dos coeficientes, cálculo de raízes, construção do gráfico e o estudo do sinal da função. Pretendemos desta forma, mostrar como a tecnologia, através do Geogebra, pode ser empregada de modo favorável ao ensino da matemática, possibilitando aulas mais dinâmicas e que permitem uma melhor aprendizagem, pois os estudantes têm uma maior interação com o tema estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11643_TB1552_04102023201839.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO PEREIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augusto.pnog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1552 "inscrito_id" => 11643 "titulo" => "UM ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "A tecnologia tem avançado e se propagado em todos os setores do mercado, seja no financeiro, comercial, empresarial e também na área da educação. Diante de tal situação, é necessário repensar as formas de dar aula, principalmente em disciplinas onde o método tradicional ainda é recorrente, como é o caso da matemática, que por vezes é repassada aos alunos apenas de forma abstrata. Neste sentido, órgãos e instituições educacionais têm pensado e orientado para a concepção de metodologias que insiram a tecnologia no ensino, como prevê a Base Nacional Comum Curricular. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o software Geogebra como um instrumento tecnológico que dê subsídios a professores de matemática da educação básica em uma abordagem mais interativa do conteúdo de função quadrática. Para tanto, será feita uma pesquisa bibliográfica em estudos que indiquem e comprovem a eficiência na utilização desse aplicativo de matemática dinâmica para o assunto citado. Além disso, faremos uma breve descrição do mesmo e em seguida daremos algumas orientações para o uso das ferramentas presentes no software que contribuem no estudo da função quadrática, desde a determinação dos coeficientes, cálculo de raízes, construção do gráfico e o estudo do sinal da função. Pretendemos desta forma, mostrar como a tecnologia, através do Geogebra, pode ser empregada de modo favorável ao ensino da matemática, possibilitando aulas mais dinâmicas e que permitem uma melhor aprendizagem, pois os estudantes têm uma maior interação com o tema estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11643_TB1552_04102023201839.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO PEREIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augusto.pnog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }