Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERCEPÇÕES SOBRE A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NOS CUIDADOS COM A INFÂNCIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com objetivo de discutir os vínculos entre creche e família analisando as nuances dessa relação na Educação Infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico impulsionado pela questão: como se dão os vínculos entre família e escola considerando essa relação na educação infantil? A discussão foi baseada nos estudos de autores como: Casanova (2016), Maranhão (2003), dentre outros. Os vínculos familiares com a instituição escolar é algo necessário para um bom rendimento, onde quando alinhadas, conseguem dialogar e resolver problemas juntas sobre a educação dos pequenos. Na realidade atual as creches ainda são vistas pela sociedade como um local apenas para ficar com as crianças com uma função inteiramente assistencialista, com isso, surgem algumas divergências entre família e escola por diversos motivos, como: os pais não confiarem totalmente na escola, ter medo da criança não ser cuidada e alimentada, entre outros. Dessa forma, evidencia-se a superação dos conflitos em busca de uma parceria entre creche e pré-escolas para favorecer um desenvolvimento saudável considerando a importância de se repensar as políticas públicas para a educação infantil, de forma a reconhecer a diversidade de arranjos familiares e a garantir o direito das crianças à convivência com diferentes referências afetivas, culturais, principalmente o direito à vida e o cuidado pleno, sem agressões.

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