A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE REFLEXÃO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 1078 "titulo" => "A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE REFLEXÃO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA" "resumo" => "O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa ‘Contextualizando aquecimento global e suas consequências ludicamente: uma interlocução entre a pesquisa acadêmica e a escola em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica’, realizado com os docentes e discentes do 1o segmento do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. Este recorte traz a narrativa de uma professora de Educação Física atuante nas turmas do 1o ao 4o anos da escola, obtida em uma entrevista informal durante a qual solicitou-se que ela relatasse suas percepções, antes e até o momento da entrevista, em relação aos alunos participantes (das suas e das demais turmas) e a escola como um todo, considerando os aspectos socioambientais e a perspectiva crítica. A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana, tendo sido embasada no conceito de experiência através de narrativas que valorizaram suas dimensões pessoais, à luz de Josso. O trabalho discorre sobre as percepções e reflexões da docente no que concerne à trajetória dos alunos ao longo das quatro atividades iniciais (ela acompanhou duas atividades) e às mudanças ocorridas na escola, além de apresentar uma auto reflexão/avaliação de si – o seu eu cidadã e o seu eu educadora – e seus desejos futuros. A narrativa da professora indica a ocorrência de mudanças significativas no comportamento dos alunos quanto ao cuidado com o ambiente escolar e do entorno da escola e sua preocupação com os ambientes naturais e construídos de seu bairro, o que tornou a escola mais limpa e participativa com as questões das comunidades de seu entorno e a proposta e desenvolvimento de novos projetos relacionados às questões socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1078_TB1592_30092023031139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA" "autor_email" => "elienaep@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 1078 "titulo" => "A NARRATIVA COMO PROPOSTA DE REFLEXÃO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA" "resumo" => "O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa ‘Contextualizando aquecimento global e suas consequências ludicamente: uma interlocução entre a pesquisa acadêmica e a escola em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica’, realizado com os docentes e discentes do 1o segmento do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. Este recorte traz a narrativa de uma professora de Educação Física atuante nas turmas do 1o ao 4o anos da escola, obtida em uma entrevista informal durante a qual solicitou-se que ela relatasse suas percepções, antes e até o momento da entrevista, em relação aos alunos participantes (das suas e das demais turmas) e a escola como um todo, considerando os aspectos socioambientais e a perspectiva crítica. A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana, tendo sido embasada no conceito de experiência através de narrativas que valorizaram suas dimensões pessoais, à luz de Josso. O trabalho discorre sobre as percepções e reflexões da docente no que concerne à trajetória dos alunos ao longo das quatro atividades iniciais (ela acompanhou duas atividades) e às mudanças ocorridas na escola, além de apresentar uma auto reflexão/avaliação de si – o seu eu cidadã e o seu eu educadora – e seus desejos futuros. A narrativa da professora indica a ocorrência de mudanças significativas no comportamento dos alunos quanto ao cuidado com o ambiente escolar e do entorno da escola e sua preocupação com os ambientes naturais e construídos de seu bairro, o que tornou a escola mais limpa e participativa com as questões das comunidades de seu entorno e a proposta e desenvolvimento de novos projetos relacionados às questões socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1078_TB1592_30092023031139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA" "autor_email" => "elienaep@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }