O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa ‘Contextualizando aquecimento global e suas consequências ludicamente: uma interlocução entre a pesquisa acadêmica e a escola em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica’, realizado com os docentes e discentes do 1o segmento do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. Este recorte traz a narrativa de uma professora de Educação Física atuante nas turmas do 1o ao 4o anos da escola, obtida em uma entrevista informal durante a qual solicitou-se que ela relatasse suas percepções, antes e até o momento da entrevista, em relação aos alunos participantes (das suas e das demais turmas) e a escola como um todo, considerando os aspectos socioambientais e a perspectiva crítica. A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana, tendo sido embasada no conceito de experiência através de narrativas que valorizaram suas dimensões pessoais, à luz de Josso. O trabalho discorre sobre as percepções e reflexões da docente no que concerne à trajetória dos alunos ao longo das quatro atividades iniciais (ela acompanhou duas atividades) e às mudanças ocorridas na escola, além de apresentar uma auto reflexão/avaliação de si – o seu eu cidadã e o seu eu educadora – e seus desejos futuros. A narrativa da professora indica a ocorrência de mudanças significativas no comportamento dos alunos quanto ao cuidado com o ambiente escolar e do entorno da escola e sua preocupação com os ambientes naturais e construídos de seu bairro, o que tornou a escola mais limpa e participativa com as questões das comunidades de seu entorno e a proposta e desenvolvimento de novos projetos relacionados às questões socioambientais.