Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FICHA AVALIATIVA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98562
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5166
    "inscrito_id" => 17885
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FICHA AVALIATIVA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA"
    "resumo" => "A utilização de jogos tem se mostrado como uma ferramenta viável e dinâmica para o ensino médio regular. Sua eficácia nesta modalidade lança perspectivas para a ampliação de suas utilizações, inclusive no ensino técnico, que demanda a articulação de conceitos práticos específicos. Objetivando avaliar a eficácia das práticas recreativas dos jogos digitais enquanto possíveis ferramentas didáticas para uso em atividades de ensino no curso técnico integrado em apicultura no IFRN Campus Pau dos Ferros, foi elaborada e testada uma ferramenta de avaliação em forma de ficha. Esta levou em consideração os dados técnicos presentes nos jogos, com uma análise que abrange: os dados técnicos apresentados, analisando como parâmetros a terminologia técnica apícola e sua precisão conceitual retratada e a contextualização fantasiosa motivadora da criação e conservação das abelhas; a experimentação do jogo, tendo parâmetros quanto à atração para a progressão, ao potencial de estimular desafios e à manutenção do foco do jogador; a interface jogável, avaliando parâmetros como a ausência de erros técnicos, a simplicidade de navegação e a compreensão dos dados imagéticos. Para avaliar os dados, utilizou-se categorias conceituais e enumeradas que iam de “1 - Péssimo” a “5 - Excelente”. Tal ficha foi aplicada por cinco avaliadores distintos ao Hay Day, um jogo de administração e produção rural que tem como objetivo o desenvolvimento da atividade agrícola e da pecuária, incluindo um sistema de produção e atividade apícola que foi avaliado no âmbito da pesquisa. Após a aplicação, concluiu-se que a ficha avaliativa elaborada se configura como uma viável forma de avaliação para a utilização de jogos no ensino médio técnico em apicultura e que estes jogos têm potencial enquanto ferramentas didáticas até mesmo para o ensino técnico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17885_TB5166_10122023222218.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.felipe1@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98562
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5166
    "inscrito_id" => 17885
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FICHA AVALIATIVA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA"
    "resumo" => "A utilização de jogos tem se mostrado como uma ferramenta viável e dinâmica para o ensino médio regular. Sua eficácia nesta modalidade lança perspectivas para a ampliação de suas utilizações, inclusive no ensino técnico, que demanda a articulação de conceitos práticos específicos. Objetivando avaliar a eficácia das práticas recreativas dos jogos digitais enquanto possíveis ferramentas didáticas para uso em atividades de ensino no curso técnico integrado em apicultura no IFRN Campus Pau dos Ferros, foi elaborada e testada uma ferramenta de avaliação em forma de ficha. Esta levou em consideração os dados técnicos presentes nos jogos, com uma análise que abrange: os dados técnicos apresentados, analisando como parâmetros a terminologia técnica apícola e sua precisão conceitual retratada e a contextualização fantasiosa motivadora da criação e conservação das abelhas; a experimentação do jogo, tendo parâmetros quanto à atração para a progressão, ao potencial de estimular desafios e à manutenção do foco do jogador; a interface jogável, avaliando parâmetros como a ausência de erros técnicos, a simplicidade de navegação e a compreensão dos dados imagéticos. Para avaliar os dados, utilizou-se categorias conceituais e enumeradas que iam de “1 - Péssimo” a “5 - Excelente”. Tal ficha foi aplicada por cinco avaliadores distintos ao Hay Day, um jogo de administração e produção rural que tem como objetivo o desenvolvimento da atividade agrícola e da pecuária, incluindo um sistema de produção e atividade apícola que foi avaliado no âmbito da pesquisa. Após a aplicação, concluiu-se que a ficha avaliativa elaborada se configura como uma viável forma de avaliação para a utilização de jogos no ensino médio técnico em apicultura e que estes jogos têm potencial enquanto ferramentas didáticas até mesmo para o ensino técnico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17885_TB5166_10122023222218.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.felipe1@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A utilização de jogos tem se mostrado como uma ferramenta viável e dinâmica para o ensino médio regular. Sua eficácia nesta modalidade lança perspectivas para a ampliação de suas utilizações, inclusive no ensino técnico, que demanda a articulação de conceitos práticos específicos. Objetivando avaliar a eficácia das práticas recreativas dos jogos digitais enquanto possíveis ferramentas didáticas para uso em atividades de ensino no curso técnico integrado em apicultura no IFRN Campus Pau dos Ferros, foi elaborada e testada uma ferramenta de avaliação em forma de ficha. Esta levou em consideração os dados técnicos presentes nos jogos, com uma análise que abrange: os dados técnicos apresentados, analisando como parâmetros a terminologia técnica apícola e sua precisão conceitual retratada e a contextualização fantasiosa motivadora da criação e conservação das abelhas; a experimentação do jogo, tendo parâmetros quanto à atração para a progressão, ao potencial de estimular desafios e à manutenção do foco do jogador; a interface jogável, avaliando parâmetros como a ausência de erros técnicos, a simplicidade de navegação e a compreensão dos dados imagéticos. Para avaliar os dados, utilizou-se categorias conceituais e enumeradas que iam de “1 - Péssimo” a “5 - Excelente”. Tal ficha foi aplicada por cinco avaliadores distintos ao Hay Day, um jogo de administração e produção rural que tem como objetivo o desenvolvimento da atividade agrícola e da pecuária, incluindo um sistema de produção e atividade apícola que foi avaliado no âmbito da pesquisa. Após a aplicação, concluiu-se que a ficha avaliativa elaborada se configura como uma viável forma de avaliação para a utilização de jogos no ensino médio técnico em apicultura e que estes jogos têm potencial enquanto ferramentas didáticas até mesmo para o ensino técnico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.