A utilização de jogos tem se mostrado como uma ferramenta viável e dinâmica para o ensino médio regular. Sua eficácia nesta modalidade lança perspectivas para a ampliação de suas utilizações, inclusive no ensino técnico, que demanda a articulação de conceitos práticos específicos. Objetivando avaliar a eficácia das práticas recreativas dos jogos digitais enquanto possíveis ferramentas didáticas para uso em atividades de ensino no curso técnico integrado em apicultura no IFRN Campus Pau dos Ferros, foi elaborada e testada uma ferramenta de avaliação em forma de ficha. Esta levou em consideração os dados técnicos presentes nos jogos, com uma análise que abrange: os dados técnicos apresentados, analisando como parâmetros a terminologia técnica apícola e sua precisão conceitual retratada e a contextualização fantasiosa motivadora da criação e conservação das abelhas; a experimentação do jogo, tendo parâmetros quanto à atração para a progressão, ao potencial de estimular desafios e à manutenção do foco do jogador; a interface jogável, avaliando parâmetros como a ausência de erros técnicos, a simplicidade de navegação e a compreensão dos dados imagéticos. Para avaliar os dados, utilizou-se categorias conceituais e enumeradas que iam de “1 - Péssimo” a “5 - Excelente”. Tal ficha foi aplicada por cinco avaliadores distintos ao Hay Day, um jogo de administração e produção rural que tem como objetivo o desenvolvimento da atividade agrícola e da pecuária, incluindo um sistema de produção e atividade apícola que foi avaliado no âmbito da pesquisa. Após a aplicação, concluiu-se que a ficha avaliativa elaborada se configura como uma viável forma de avaliação para a utilização de jogos no ensino médio técnico em apicultura e que estes jogos têm potencial enquanto ferramentas didáticas até mesmo para o ensino técnico.