MENDONÇA, Gervazio Alves Gaia De et al.. Como os alunos veem a matemática?. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9608>. Acesso em: 23/12/2024 02:57
O presente trabalho foi desenvolvido por alunos de Licenciatura em Matemática, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Como partícipes do subprojeto interdisciplinar Matemática e Pedagogia, buscamos compreender o ponto de vista dos alunos sobre a Matemática, analisando alguns fatores que interferem na relação entre o aluno e essa disciplina. Neste pôster, apresentamos a identificação de concepções matemáticas de alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual parceira do projeto. Realizamos uma enquete, em que a partir de cinco imagens, os alunos escolhiam a que, na opinião deles, mais se relacionava à Matemática. Constatamos que a maioria dos alunos relaciona a Matemática a algo inacessível, demonstrando um sentimento de medo e aversão relativo a ela.