O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9541 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA" "resumo" => "O trabalho reflete as contribuições da pedagogia construtivista na perspectiva de se considerar o erro como uma estratégia pedagógica de promoção da aprendizagem. Toma-se o erro como elemento potencializador de análise, por meio do qual a reflexão se instaura como forma de se reestruturar o pensamento em busca de uma compreensão dos fundamentos do erro, o que permite ao sujeito da aprendizagem entender o acerto. Parte-se das reflexões de Esteban (2001) e Berton (2000) que fundamentam a lógica de análise do erro como estratégia didática, associando-as com as de Alarcão (2006) que define o lugar da reflexão na escola. A importância dos erros como instrumento de caminho ao acerto será baseada na abordagem fundamentada na tipologia de Rico (1995) que aborda algumas dificuldades encontradas pelos alunos. Utiliza-se o método auto(biográfico) pela abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como estratégia de coleta de dados. Compreende-se o lugar do erro no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "ERRO, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_24_idinscrito_949_23683d13f228f76fa89a6f8849f533ab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE RICARDO LUCAS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE RICARDO" "autor_email" => "sistlin@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA - FTC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9541 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA" "resumo" => "O trabalho reflete as contribuições da pedagogia construtivista na perspectiva de se considerar o erro como uma estratégia pedagógica de promoção da aprendizagem. Toma-se o erro como elemento potencializador de análise, por meio do qual a reflexão se instaura como forma de se reestruturar o pensamento em busca de uma compreensão dos fundamentos do erro, o que permite ao sujeito da aprendizagem entender o acerto. Parte-se das reflexões de Esteban (2001) e Berton (2000) que fundamentam a lógica de análise do erro como estratégia didática, associando-as com as de Alarcão (2006) que define o lugar da reflexão na escola. A importância dos erros como instrumento de caminho ao acerto será baseada na abordagem fundamentada na tipologia de Rico (1995) que aborda algumas dificuldades encontradas pelos alunos. Utiliza-se o método auto(biográfico) pela abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como estratégia de coleta de dados. Compreende-se o lugar do erro no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "ERRO, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_24_idinscrito_949_23683d13f228f76fa89a6f8849f533ab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE RICARDO LUCAS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE RICARDO" "autor_email" => "sistlin@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA - FTC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }