Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA

Palavra-chaves: ERRO, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM Comunicação Científica (CC) Avaliação em Educação Matemática (AEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9541
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 949
    "titulo" => "O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA"
    "resumo" => "O trabalho reflete as contribuições da pedagogia construtivista na perspectiva de se considerar o erro como uma estratégia pedagógica de promoção da aprendizagem. Toma-se o erro como elemento potencializador de análise, por meio do qual a reflexão se instaura como forma de se reestruturar o pensamento em busca de uma compreensão dos fundamentos do erro, o que permite ao sujeito da aprendizagem entender o acerto. Parte-se das reflexões de Esteban (2001) e Berton (2000) que fundamentam a lógica de análise do erro como estratégia didática, associando-as com as de Alarcão (2006) que define o lugar da reflexão na escola. A importância dos erros como instrumento de caminho ao acerto será baseada na abordagem fundamentada na tipologia de Rico (1995) que aborda algumas dificuldades encontradas pelos alunos. Utiliza-se o método auto(biográfico) pela abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como estratégia de coleta de dados. Compreende-se o lugar do erro no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "ERRO, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_24_idinscrito_949_23683d13f228f76fa89a6f8849f533ab.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE RICARDO LUCAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRE RICARDO"
    "autor_email" => "sistlin@uol.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA - FTC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9541
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 949
    "titulo" => "O ERRO COMO UM CAMINHO PEDAGÓGICO PARA O ACERTO: DISCUSSÕES DE UMA PEDAGOGIA REFLEXIVA"
    "resumo" => "O trabalho reflete as contribuições da pedagogia construtivista na perspectiva de se considerar o erro como uma estratégia pedagógica de promoção da aprendizagem. Toma-se o erro como elemento potencializador de análise, por meio do qual a reflexão se instaura como forma de se reestruturar o pensamento em busca de uma compreensão dos fundamentos do erro, o que permite ao sujeito da aprendizagem entender o acerto. Parte-se das reflexões de Esteban (2001) e Berton (2000) que fundamentam a lógica de análise do erro como estratégia didática, associando-as com as de Alarcão (2006) que define o lugar da reflexão na escola. A importância dos erros como instrumento de caminho ao acerto será baseada na abordagem fundamentada na tipologia de Rico (1995) que aborda algumas dificuldades encontradas pelos alunos. Utiliza-se o método auto(biográfico) pela abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como estratégia de coleta de dados. Compreende-se o lugar do erro no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "ERRO, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_19_24_idinscrito_949_23683d13f228f76fa89a6f8849f533ab.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE RICARDO LUCAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRE RICARDO"
    "autor_email" => "sistlin@uol.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA - FTC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho reflete as contribuições da pedagogia construtivista na perspectiva de se considerar o erro como uma estratégia pedagógica de promoção da aprendizagem. Toma-se o erro como elemento potencializador de análise, por meio do qual a reflexão se instaura como forma de se reestruturar o pensamento em busca de uma compreensão dos fundamentos do erro, o que permite ao sujeito da aprendizagem entender o acerto. Parte-se das reflexões de Esteban (2001) e Berton (2000) que fundamentam a lógica de análise do erro como estratégia didática, associando-as com as de Alarcão (2006) que define o lugar da reflexão na escola. A importância dos erros como instrumento de caminho ao acerto será baseada na abordagem fundamentada na tipologia de Rico (1995) que aborda algumas dificuldades encontradas pelos alunos. Utiliza-se o método auto(biográfico) pela abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como estratégia de coleta de dados. Compreende-se o lugar do erro no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.