Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TRABALHANDO A GEOMETRIA DE FORMA INCLUSIVA COM ALUNOS SURDOS BILÍNGUES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, ENSINO DE GEOMETRIA, EDUCAÇÃO PARA SURDOS Relato de Experiência(RE) Educação Matemática Inclusiva (EMI)
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Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este relato de experiência aborda aspectos de uma proposta metodológica com a utilização de materiais concretos e jogos. Nosso objetivo foi minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos surdos na aprendizagem do conceito de ângulo, superando dessa forma as barreiras da comunicação, explorando a memória visual e o bilinguismo. A pesquisa contou com a participação de 12 alunos do 7º Ano de uma escola da rede pública de ensino, específica para surdos – a Escola de Audiocomunicação (EDAC) de Campina Grande. O ambiente de intervenção foi a sala de aula de uma professora titular da escola. Foram aplicadas atividades interativas, que estimularam os alunos a se aproximarem mais dos colegas e promoveram um intercâmbio de saberes rumo ao alcance dos objetivos propostos. Os resultados deste trabalho apontaram que os alunos conseguiram compreender o conceito de ângulo e interagiram mais entre si e com os conhecimentos de geometria.

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