O presente artigo visa apresentar discussões acerca das políticas públicas educacionais e da influência do setor privado na educação e nos critérios de escolha do livro didático. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Dentre as abordagens, contemplam-se os conceitos e características das políticas públicas, o envolvimento de sujeitos governamentais e instituições privadas, contextualizando-as no âmbito nacional. E, ainda, a partir dos estudos, busca-se realizar um diálogo com as políticas envolvendo as escolhas do livro didático para a educação básica, procurando entender as relações de poder existentes nas escolhas, visto que este (o livro) ainda é o maior suporte educacional usado pelo professor da educação básica no contexto educacional. Para o embasamento teórico utilizou-se os estudos de Ball (2010) e Garcia (2010). Os estudos evidenciam a necessidade do protagonismo do professor enquanto docente na escolha do material didático e nas decisões envolvendo tais escolhas, ademais há forte presença do setor privado nas escolhas de diversos materiais o que influencia tanto na formação do professor quanto nos resultados esperados para a educação dos alunos, ademais há forte presença do setor privado nas escolhas de diversos materiais o que influencia tanto na formação do professor quanto nos resultados esperados para a educação dos alunos.