Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social.