Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97368
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3615
    "inscrito_id" => 14836
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?"
    "resumo" => "Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14836_TB3615_04102023203438.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97368
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3615
    "inscrito_id" => 14836
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?"
    "resumo" => "Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14836_TB3615_04102023203438.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.