Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL: PROMOVENDO O INTERESSE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE ROBÔS SUMÔ LEGO EV3

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas e na educação, podendo ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade no ensino, tornando o aprendizado mais acessível e interativo para os estudantes. Entretanto, a maioria das escolas públicas no Brasil enfrenta desafios em relação ao acesso e uso da tecnologia. Por isso, projetos sociais de ciência e tecnologia são essenciais para garantir que estudantes das escolas públicas tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem que os alunos de escolas privadas. Este trabalho propõe despertar o interesse pela tecnologia, em estudantes do ensino fundamental nas escolas públicas de Jacobina-BA, utilizando o robô sumô LEGO EV3. Cada robô é construído com peças LEGO, equipado com sensores, motores e controladores programáveis. A plataforma EV3 possui uma interface visual de programação, que permite que os alunos programem o robô de forma fácil e intuitiva, sem necessidade de conhecimentos prévios de programação. É possível controlar remotamente o robô por meio do LEGO Mindstorms EV3 Programmer App, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. As regras da competição de sumô são definidas pelo organizador do projeto e podem variar de diferentes competições. A luta começa quando os dois robôs são colocados na arena e ativados por seus controladores e continua até que um robô seja empurrado para fora do círculo ou imobilizado dentro da arena por mais de 10 segundos. Essa forma de ensino leva conhecimento para as escolas subdesenvolvidas, pois é uma atividade lúdica, interativa e desafiadora que pode motivar os alunos a aprender sobre programação, robótica e tecnologia, além de ser um esporte emocionante e divertido de assistir e participar. Espera-se que este projeto possa motivar estudantes do ensino fundamental a buscar uma formação técnica na área da tecnologia em instituições de ensino após o término dessa etapa escolar.

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